quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Hoje é o Dia Nacional do Fusca

Hoje é o Dia Nacional do Fusca

Hoje (20 de janeiro) comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Fusca. A empresa de automobilismo, Volkswagen do Brasil, reconhece este dia como Dia Nacional do Fusca porque foi nesta data que a montadora iniciou sua produção no País, no ano de 1959.

Chamado inicialmente por Volkswagen Sedan, o automóvel foi tomado de paixões pela maioria dos brasileiros, ele já faz parte da cultura automobilística nacional. Foi o carro mais vendido no mundo, ultrapassando em 1972 o recorde do Ford Modelo T. O último modelo do Fusca foi produzido no México em 2003.

Surgimento:

Em 1931 na Alemanha, com os problemas enfrentados com a recessão a idéia de um carro pequeno, econômico e fácil de produzir ganhou popularidade. Começava a se consolidava o conceito do "Volks Auto" - ou "Volks Wagen", expressões alemãs que traduzem a ideia do "carro popular".

Quando Hitler assumir o poder na Alemanha se engajou na modernização do país e tenta recuperar a economia. Desde sua juventude adorava carros e via com bons olhos a idéia do “carro do povo”. Decidido a financiar uma empresa estatal para produzir os automóveis que trafegariam por suas recém-inauguradas Autobahns, Hitler deu sinal verde para o projeto.

Depois de alguns problemas políticos, produção de protótipos e mudanças no projeto inicial, foi fundado então já em 1937 a "Sociedade para a Produção do Automóvel Popular Alemão", ficando responsável pela produção do carro.

Em 15 de agosto de 1940 o primeiro KdF Wagen deixou oficialmente a linha de produção, agora com nome interno "VW Typ 1". Era azul escuro/acinzentado, assim como seriam todos os KdF vendidos. Entretanto, até 1944 apenas 640 deles seriam produzidos, e nenhum chegaria às mãos dos que aderiram ao plano dos 5 marcos. Todos seriam distribuídos entre a elite do partido nazista.

No Brasil:

A partir de 1950, o Fusca começou a ser vendido no Brasil. Chegando pelo porto de Santos, as trinta primeiras unidades foram logo vendidas. O carro vinha desmontado da Alemanha e curiosamente não era montado pela Volkswagen, que ainda não havia se instalado no Brasil. A empresa responsável pela montagem era. O modelo importado era o conhecido "Split Window", com vidro traseiro dividido em dois, modelo Export.

Em 1953 o Fusca deixou de ser montado pela Brasmotor e a Volkswagen assumiu a montagem do carro no Brasil, com peças vindas da Alemanha. O modelo produzido já era o que tinha janela traseira única, oval. Em 1959 o Fusca passou a ser oficialmente produzido no país, embora parte das suas peças ainda fosse importada.



 
 
 
*Fonte: http://www.imperatriznoticias.com.br/component/content/article/60-geral/2661-hoje-e-o-dia-nacional-do-fusca

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