terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Secretaria Municipal de Saúde intensifica combate à dengue

Secretaria Municipal de Saúde intensifica combate à dengue

Começa a semana de fiscalização nas empresas de ferro velho

Enquanto alguns municípios brasileiros acumulam casos de dengue, em Imperatriz a proliferação do mosquito causador da doença permanece sob controle. Os casos registrados até agora são insignificantes e não causam preocupação. “Mesmo assim, permanecemos a postos com nossas equipes orientando e eliminando os focos do mosquito”, declarou a coordenadora da Vigilância em Saúde de Imperatriz, Wyderlânnya.

De acordo com a coordenadora, o Núcleo de Educação em Saúde, num trabalho permanente de combate ao mosquito transmissor, vem articulando com associações de moradores várias ações com o intuito de conscientizar a população para não deixar água parada em recipientes, evitando assim que seja transformado em depósito de mosquitos.

Wyderlânnya alerta para o período de proliferação do mosquito Aedes aegypti (multiplicação), que é de 7 dias. “É muito rápido e o combate depende muito do apoio da comunidade. É por esse motivo que as associações de moradores são importantes nesse processo de controle do mosquito”, alerta a coordenadora.

A Vigilância em Saúde mantém o PE (Pontos Estratégicos), onde as equipes de controle visitam lixões, cemitérios e empresas de ferro velho.

A coordenadora disse ainda que na semana passada os agentes de saúde estiveram visitando os cemitérios da cidade (Campo da Saudade, Cafeteira, Santo Antonio e Jardim das Rosas), já que é comum encontrar focos dos mosquitos em coroas, vasos de plantas e até nos túmulos.

A Vigilância em Saúde confirmou que esta semana os agentes vão concentrar as visitas nos bairros Jardim São Luís e Entroncamento. Segundo Wyderlânnya, nesses bairros estão funcionando o maior número de empresas de ferro velho de Imperatriz.

O trabalho da Vigilância em Saúde é intenso e à medida que um caso é notificado, em hospital público ou privado, é acionada a Vigilância em Saúde. A equipe de controle dos vetores (controle dos mosquitos), a partir da identificação do paciente, visita a residência e, em seguida, todo o bairro onde foi registrado o caso.

Ministério da Saúde

Apesar de o Ministério da Saúde ter incluído o Maranhão na lista de risco de epidemia de dengue, Imperatriz segue firme no combate e controle do mosquito.

De acordo com o Ministério da Saúde, passou de dez para 16 o número de estados com risco muito alto de enfrentar uma epidemia de dengue nos próximos meses. O mapa de risco da doença foi divulgado no início deste mês.

Entraram na lista os estados do Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso, do Tocantins e de Alagoas. Em setembro, quando o governo federal lançou a campanha de combate à dengue para o verão, eram dez estados na lista, que permaneceram no novo mapeamento. São eles: Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro.

O novo mapa leva em consideração a incidência de casos, a infestação do mosquito transmissor Aedes aegypti, o sorotipo em circulação, o acesso à rede de água e coleta de esgoto e a densidade populacional.

Em 2010, foram registradas 550 mortes e 1 milhão de casos de dengue no país, sendo 15,5 mil considerados graves (dengue hemorrágica ou que exigiram internação do paciente). O ministério justifica o número alto por causa da volta do vírus tipo 1 da doença, que não circulava no país desde a década de 90 e atingiu contingente de pessoas sem imunidade ao sorotipo, principalmente em São Paulo e em Minas Gerais, e altos índices de infestação do mosquito transmissor, presente em mais de 4 mil municípios.

“Apesar de o Mistério da Saúde ter divulgado que o Maranhão continua na lista dos estados de risco para uma epidemia de dengue em 2011, aqui em Imperatriz estamos comemorando a redução do número de casos. Neste exato momento, a situação está controlada. Esse é um trabalho árduo dos agentes de endemias com o apoio incondicional do prefeito e da secretária de Saúde.

Campanha

A secretária de Saúde autorizou recentemente uma mídia de alerta à população para o combate e controle da dengue. “Estamos com essa mídia de sensibilização e alerta à comunidade para mantermos o controle da doença, principalmente nesse período de inverno”, disse Conceição Madeira, secretária de Saúde.

A secretária disse ainda que com as ações da Secretaria de Saúde ao longo do ano passado, conseguiu reduzir o número de casos em Imperatriz. “Em 2009 foram 272 casos registrados e no ano passado conseguimos reduzir para 153 ocorrências, mas estamos em campo para conseguir reduzir ainda mais”, disse a secretária.

2010

A coordenadora da Vigilância em Saúde disse que no ano passado foi realizado o LIRA – Levantamento do Índice Rápido do Aedes. Através do LIRA, é realizado levantamento dos bairros com maior índice de infestação do mosquito.

Em Imperatriz a maior incidência do mosquito vem sendo registrada no centro da cidade. “Os proprietários das residências proíbem os funcionários de abrirem suas residências para os agentes e isso tem aumentado o número de casos no centro da cidade. Para resolver a situação, a coordenadora disse que os agentes estão trabalhando até 13 horas.

A alteração no horário fez com que os agentes pudessem encontrar os proprietários das residências em casa, disse Wyderlânnya. Ela declarou ainda que o Centro da cidade concentra o maior número de piscinas, depósitos e vasos de plantas e, por isso, é importante a visita dos agentes.

Wyderlânnya fez um alerta à população: o paciente que suspeitar que está com o vírus da dengue não pode se automedicar, pois o correto é procurar o posto de saúde mais próximo.

O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar de a pessoa estar com a doença, não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.

Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.

A Vigilância em Saúde funciona de segunda a sexta-feira, nos dois períodos, e qualquer denúncia de foco do mosquito pode ser feita pelo telefone 3524-9879. (Comunicação)


SINAIS DE ALERTA – DENGUE HEMORRÁGICA


1. Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);

2. Agitação ou letargia;

3. Vômitos persistentes;

4. Pulso rápido e fraco;

5. Hepatomegalia dolorosa;

6. Extremidades frias;

7. Derrames cavitários;

8. Cianose;

9. Sangramentos espontâneos e/ou prova de laço positiva;

10. Lipotimia;

11. Hipotensão arterial;

12. Sudorese profusa;

13. Hipotensão postural;

14. Aumento repentino do hematócrito;

15. Diminuição da diurese;

16. Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;

17. Taquicardia.





*Fonte: http://www.oprogresso-ma.com.br/cidade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário