sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cursos na construção civil iniciam qualificações para refinaria

Os cursos de qualificação profissional nas áreas de pedreiro, armador e carpinteiro, voltados para a fase de construção da Refinaria Premium I da Petrobras, deverão iniciar dia 15 de fevereiro. Os cursos serão oferecidos nos municípios de Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Morros, Icatu e São Luís.

O início dos cursos foi discutido esta semana, em São Luís, durante encontro que reuniu técnicos das secretarias estaduais do Trabalho (Setres) e de Indústria e Comércio (Sedinc) e representantes do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) e do Ministério do Trabalho (MTE). Também participaram das discussões representantes dos municípios da área de influência da refinaria e das empresas que vão ministrar os cursos.

A previsão é de que cerca de sete mil trabalhadores sejam qualificados para essas ocupações, embora a previsão inicial para este ano já contemple cerca de 800 educandos, com possibilidade real de contratação de pelo menos 30% deste total.

De acordo com o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, o Governo do Estado vai acompanhar a realização dos cursos. Ele garantiu a exclusividade de encaminhamento de trabalhadores que vão operar nas obras civis da fábrica.

“O papel do Estado é acompanhar e garantir que tudo seja feito na mais perfeita transparência que é devida à nossa população”, declarou José Antônio. “Temos compromisso firmado com o consórcio, que garantiu atenção total às demandas da sociedade maranhense e das comunidades que estão sob influência direta do empreendimento”, enfatizou.

Nos próximos dias, a Setres deverá divulgar o calendário de inscrições dos cursos em Bacabeira, Rosário, Santa Rita, Morros, Icatu e São Luís. Na capital, os interessados poderão se inscrever na Agência do Sine, na Rua da Paz.

Agência Sine

Em reunião ampliada com a prefeitura de Bacabeira na quarta-feira (19), a Secretaria de Trabalho apresentou a necessidade de instalação da Agência de Trabalho do Sine no município, como o objetivo de atender a uma das principais demandas das comunidades do entorno da refinaria, que é a transparência na hora de contratar a mão-de-obra local.

Os estudos para a instalação da agência já estão em andamento e é mais um compromisso firmado entre a Secretaria de Trabalho, o consórcio responsável pelas obras civis da refinaria Premium I e a própria prefeitura de Bacabeira.

“Vamos fazer o possível para trazer esta política pública de trabalho e renda o mais rápido possível para Bacabeira, deixando claro que a Agência do Sine vai realizar a intermediação de mão-de-obra para a refinaria e também para o mercado de trabalho do município como um todo”, explicou o secretário. (Gisele Amaral)

*Fonte: www.oprogresso-ma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário