terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Prazo para inscrição no ProUni termina nesta terça-feira

Prazo para inscrição no ProUni termina nesta terça-feira

Programa oferece mais de 123 mil bolsas em universidades privadas.
Prazo se encerra às 23h59 desta terça-feira.
 
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) terminam às 23h59 desta terça-feira (25). O programa do Ministério da Educação que distribui bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas foi aberto na última sexta-feira (21).

O ProUni distribui bolsas de estudo em instituições de educação superior privadas. São oferecidas no ProUni 123.170 bolsas, sendo 80.520 bolsas integrais e 42.650 bolsas parciais (de 50%) em cerca de 1.500 instituições de ensino superior. Segundo o MEC, o programa registrou, até as 19h30 desta segunda-feira (24), a inscrição de 784 mil candidatos.

Para concorrer às bolsas, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e ter nota superior a zero na redação.

Duas etapas

Nesse processo, serão realizadas duas etapas de inscrição, segundo o MEC. As etapas são independentes, ou seja, o candidato que não for pré-selecionado na primeira terá nova chance de se candidatar, inscrevendo-se novamente.

O candidato pré-selecionado na primeira etapa não poderá se inscrever na segunda etapa do processo seletivo, exceto nos casos em que tiver sido pré-selecionado em curso em que não houve formação de turma. Em cada etapa, o estudante poderá escolher até três opções de curso e instituição.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Para fazer a inscrição, os candidatos deverão informar o número de inscrição e senha no Enem 2010, além de CPF.

A cada etapa de inscrição, serão realizadas duas chamadas subsequentes. O resultado, com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada, será divulgado em 28 de janeiro. Esses estudantes deverão comprovar suas informações nas instituições de ensino até 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada, em 11 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro.

Entre os dias 21 e 24 de fevereiro acontece a segunda etapa de inscrições, com resultado a ser divulgado em 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem vagas disponíveis, uma segunda chamada será feita no dia 13 de março.

Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Professores da rede pública de ensino básico, que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia, não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.






*Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/01/prazo-para-inscricao-no-prouni-termina-nesta-terca-feira.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário