quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

MA vai emitir nova carteira de identidade a partir de fevereiro

imagem do google
Instituto de Identificação do Maranhão aguarda apenas o comunicado oficial do Ministério da Justiça.

O Instituto de Identificação do Maranhão (Ident) vai emitir as novas carteiras de Identidade nacional a partir de fevereiro. O órgão aguarda apenas o comunicado oficial do Ministério da Justiça, por meio do Comitê Gestor, que irá determinar todas as diretrizes que os Estados devem seguir na emissão do novo Registro de Identidade Civil (RIC).

O Maranhão já utilizava algumas tecnologias que serão adaptadas ao novo registro como processo digital na coleta da assinatura e da impressão do polegar. Para o diretor do Ident, Orlando Trinta Arouche, o Maranhão não terá problemas na hora da emissão da nova carteira.

- Como fomos o Estado pioneiro na instalação desse projeto, já estamos adaptados com essa nova tecnologia. O que irá acontecer agora é apenas a substituição do papel moeda para o cartão de policarbonato - explicou.

Ele contou, também, que o RIC é composto por um chip que armazena todas as informações pessoais do cidadão, como Registro Geral, Cadastro de Pessoa Física (CPF), dados bancários, de previdência, título de eleitor, entre outros. Para ter acesso às informações, o cidadão precisará utilizar a impressão digital e, posteriormente, passar no leitor para que o chip possa ser decodificado.

Para que as informações possam ser guardadas de forma segura, será utilizado o sistema AFS, sigla em português para Sistema Automático de Busca Digital. Com o AFS, crimes de fraudes de documentos poderão ser evitados. O sistema estará interligado entre todas as secretarias de Justiça e Segurança do país. Todos os dados estarão disponíveis para estes órgãos de forma online, permitindo, assim, que cada cidadão brasileiro tenha apenas um cadastro.

A nova carteira de identidade poderá ser utilizada em qualquer parte do país. De acordo com as estimativas do Ministério da Justiça, o prazo é de até nove anos para que todos os brasileiros já estejam utilizando o RIC.

As informações são da Secretaria de Comunicação do governo do Estado.

*Fonte: www.imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário