terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Criação de empregos formais soma 2,52 milhões em 2010 e bate recorde

Criação de empregos formais soma 2,52 milhões em 2010 e bate recorde


Objetivo do ministro Lupi era criar 2,5 milhões de empregos em 2010.

Para cumprir meta, governo contabilizou empregos declarados fora do prazo.
 
Informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas nesta terça-feira (18) pelo Ministério do Trabalho mostram que foram criados 2,52 milhões de empregos com carteira assinada em todo ano de 2010, o que representa novo recorde histórico.

A série histórica do Caged tem início em 1992. Até o momento, a maior criação de empregos formais para um ano fechado havia sido registrada em 2007 - quando foram abertas 1,61 milhão de vagas. No ano passado, pela primeira vez, a criação de empregos com carteira assinada ultrapassou a barreira de 2 milhões.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho, a criação de empregos formais bateu recordes em seis dos doze meses do ano passado. O número foi o maior da história para os meses de janeiro a maio e, posteriormente, em agosto de 2010.

"Viemos de um período de 2009 em que a economia teve uma parada, e voltou a crescer no meio do ano. A consequência dessa parada fez com que a retomada, em 2010, fosse mais forte. Essa comparação favorece 2010. A crise freou um pouco esse crescimento, e o pós-crise ajudou a recuperar o que tinha perdido e a crescer ao ritmo normal de antes", declarou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Mudança no formato de divulgação

A meta do ministro Lupi era de atingir 2,5 milhões de empregos criados no ano passado. Para atingir esse objetivo, porém, o governo contabilizou, pela primeira vez, empregos declarados fora do prazo de entrega da declaração. Esses empregos, que geralmente são divulgados somente com a divulgação da Rais, em meados de cada ano, somaram 387 mil em 2010. Sem a mudança na metodologia de divulgação, teriam sido criados, pelo critério antigo, 2,13 milhões de empregos com carteira assinada no ano passado.

"Normalmente, esperávamos coletar todos os dados fora do prazo e só juntava com os dados finais da Rais [que sai em maio], que são os dados ampliados. São dados mais próximos da fotografia real do mercado. Estou antecipando a divulgação deles. Não tem maquiagem dos dados. Não é meu perfil maquiar. Os dados são os mesmos e a metodologia é a mesma. Não há manipulação", declarou Lupi.

Mês de dezembro

Em dezembro do ano passado, o governo informou que foram fechadas 407 mil vagas com carteira assinada. Geralmente, há mais demissões do que contratações no último mês de cada ano. No mês passado, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, informou que o fechamento de vagas em dezembro seria inferior a 300 mil postos.

15 milhões de empregos nos governos de Lula

Dados do Ministério do Trabalho informam ainda que foram criados, entre janeiro de 2003 e dezembro de 2010, 15,04 milhões de empregos com carteira assinada. Esse valor incorpora os dados da RAIS, informou o Ministério do Trabalho, o que engloba, também, servidores públicos federais, estaduais e municipais.

Previsão para 2011

Lupi manteve a previsão de que serão criados, pelo menos, três milhões de empregos formais no primeiro ano do mandato da presidente eleita, Dilma Rousseff, apesar do corte de gastos esperado e da subida da taxa básica de juros projetada pelo mercado financeiro.

Segundo o ministro, o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2), o programa Minha Casa Minha Vida, além da melhora do mercado internacional e da preparação para a Copa do Mundo e para as Olimpíadas, devem impulsionar o emprego formal em 2011. Segundo ele, o setor de Serviços deve continuar "puxando" a criação de empregos formais, junto com o comércio e a construção civil.

"A economia tem o seu sistema de auto-defesa. Pode ter um aperto em alguns setores, mas vai ter um crescimento maior em outros. Penso que o Brasil ainda tem muito o que crescer, ainda temos muito o que fazer. Temos uma parcela grande da população sem água potável, temos muitas estradas por fazer. É diferente de países já evoluídos onde já está tudo pronto. O potencial de investimentos é muito grande", declarou Lupi.





*Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/01/criacao-de-empregos-formais-soma-252-milhoes-em-2010-e-bate-recorde.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário