quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Inscrições para o SiSU terminam nesta quinta-feira

Mais de 800 mil candidatos já se inscreveram, segundo o MEC.

Sistema oferece mais de 83 mil vagas no ensino superior.

O último dia de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) ocorre entre 6h e 23h50 desta quinta-feira (20). Até as 19h desta quarta-feira (19), 807 mil candidatos haviam feito 1,5 milhão de inscrições, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação. Um candidato pode optar por até duas opções de cursos e instituições, configurando mais de uma inscrição.

De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.

Estudantes reclamaram de dificuldades para acessar o sistema. Além disso, muitos alunos chegaram a entrar na página de outros inscritos. O MEC anunciou que fez uma manutenção no sistema.

Limitador de tempo

O MEC criou um limitador de tempo de acesso ao site do SiSU. Com a mudança, o estudante tem 20 minutos para movimentar a página e fazer as opções e a inscrição. Após esse período, a área de inscrição fechará e o estudante terá de começar tudo de novo. Além disso, se a página ficar aberta, sem movimentação por dez minutos, também será fechada automaticamente. O MEC disse que, com a medida, pretende limitar a navegação excessiva na página de inscrição.

O site tem capacidade de 50 mil inscrições por hora. O MEC explica que, quando o número limite é superado, ocorre a tendência de lentidão. Por isso, recomenda que as simulações sejam feitas antes do login na área de inscrições.

Vagas

Pelo sistema, os estudantes podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior, sendo 39 universidades federais, cinco universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. O candidato também deve definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas (cotas). Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem 2010.

Lista de espera

Os candidatos não aprovados em sua primeira opção, em nenhuma das três chamadas, poderão constar da lista de espera do SiSU, desde que confirmem seu interesse na vaga, durante o período especificado.

Esta lista de espera não irá considerar reservas de vagas para cotas e bônus eventualmente atribuídos pelas instituições à nota do candidato no SiSU. O uso da lista de espera do SiSU para convocação dos candidatos será feito a critério de cada instituição.

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios:

1) Maior nota obtida na redação;

2) Maior nota obtida na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;

3) Maior nota obtida na prova de matemática e suas tecnologias;

4) Maior nota obtida na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;

5) Maior nota obtida na prova de ciências humanas e suas tecnologias;

O resultado do candidato estará disponível no site SiSU, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161

Nenhum comentário:

Postar um comentário