quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Alta nas importações explicam comportamento moderado da indústria

Alta nas importações explicam comportamento moderado da indústria

Rio de Janeiro - A produção industrial brasileira manteve uma relativa estabilidade entre agosto e novembro de 2010, variando sempre em taxas próximas de zero no período. De outubro para novembro de 2010, a produção teve uma ligeira queda de 0,1%, segundo dados divulgados hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A indústria teve grande crescimento no primeiro trimestre do ano. No segundo trimestre, foram registradas quedas. Mas, depois da alta de 0,5% em julho, passou a registrar índices mais próximos de zero, com a queda de 0,1% em agosto, as altas de 0,1% em setembro e de 0,3% em outubro, e o resultado de novembro.

“O setor industrial mostra um comportamento mais moderado nos últimos meses. Isso tem a ver com o maior volume de importações, que acaba afetando diferentes setores. Setores que haviam se mostrado com níveis de estoque mais elevados do que o desejado também ajudam a explicar esse comportamento de estabilidade de agosto a novembro. Assim como setores importantes, com exportações menos intensas, formam um conjunto de explicações para esse comportamento mais moderado”, afirma o gerente da Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo.

Entre as atividades que mais influenciaram a queda de 0,1% em novembro está a indústria alimentícia, que teve uma redução 2,1% em sua produção, na comparação com outubro. Outras atividades que influenciaram o resultado foram as de máquinas e equipamentos (com queda de 1,1%) e a farmacêutica (-2,0%).

Por outro lado, o aumento na produção de 14 dos 27 setores pesquisados pelo IBGE impediu uma queda maior no resultado de novembro. Entre os setores que mais contribuíram positivamente no período estão os de refino de petróleo e produção de álcool (com alta de 3,0%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,2%) e máquinas para escritório e equipamentos de informática (9,3%).

Em relação a 2009, a indústria ainda mostra crescimento, apesar de uma diminuição no ritmo. O aumento da produção foi de 5,3% se comparado novembro de 2010 a novembro de 2009. No acumulado de janeiro a novembro de 2010, o crescimento foi de 11,1%.



*Fonte:http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=69050

Nenhum comentário:

Postar um comentário