terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Presidente do Inep deixa o cargo

Presidente do Inep deixa o cargo

Soares Neto pediu demissão após falhas no Sistema de Seleção Unificada.
Ele já estava desgastado por falhas ocorridas no Enem no ano passado.
 
Após uma série de falhas no sistema de informática que faz as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Soares Neto, deixará o cargo. A saída de Soares Neto já era cogitada desde o ano passado, por causa das falhas na impressão em 21 mil cadernos de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC teve que reaplicar parte das provas.



Segundo a assessoria do MEC, Soares Neto pediu demissão ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Para o lugar de Soares Neto, de acordo com a assessoria do MEC, foi convidada Malvina Tania Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio). A exoneração de Soares Neto e a nomeação de Malvina Tuttman para a presidência do Inep foram publicadas na edição desta terça-feira (18) do "Diário Oficial da União".

Também foi publicada nesta terça-feira no "Diário Oficial da União" a autorização para a "utilização de férias pelo Ministro de Estado da Educação, no período de 20 a 30 de janeiro de 2011". Haddad entrará de férias no último dia do período de inscrições do SiSu.

As inscrições para o SiSU se encerrariam nesta terça-feira (18), mas o MEC prorrogou o prazo até quinta-feira (20). Segundo o MEC, o prazo foi prorrogado por uma decisão judicial que obriga a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a acabar com a reserva de parte de suas vagas para estudantes da rede pública do estado que foi prorrogado até quinta-feira (20).

A medida beneficia também estudantes das cidades atingidas pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. O MEC disponibilizou pontos gratuitos de acesso à internet nestas localidades para os estudantes poderem se cadastrar no SiSU.

Problemas

Desde domingo (16), os estudantes tiveram dificuldades para acessar o SiSU. Eles relataram demora para o carregamento da página e erros no reconhecimento de senhas. Segundo o MEC, o excesso de procura ao site do SiSU causou lentidão no sistema. O ministério realizou uma manutenção no site das 19h30 às 20h desta segunda-feira (17). A seguir, estudantes escreveram ao G1 dizendo que ao entrarem na página conseguiram ter acesso a contas de outros candidatos podendo, inclusive, alterar as opções de escolha de terceiros.

Gerenciado pelo MEC, o SiSU é o sistema por meio do qual as instituições públicas de educação superior selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem. Pelo sistema, os estudantes que fizeram o Enem 2010 podem concorrer a 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior.

De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.






Nenhum comentário:

Postar um comentário