quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Hoje é o Dia Nacional da Bossa Nova

Hoje é o Dia Nacional da Bossa Nova

Nesta terça-feira (25 de janeiro) comemora-se o Dia Nacional da Bossa Nova. Este é um ritmo musical e movimento cultural uma forte expressão da cultura brasileira que é homenageada com a decretação de sua data comemorativa.

A data é comemorada em todo o país em 25 de janeiro, em homenagem ao dia do nascimento de um grande expoentes musical, genuinamente brasileiro, Tom Jobim. O projeto de lei de autoria do Poder Legislativo, que propôs mais esta homenagem à Cultura nacional, recebeu parecer técnico favorável da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC).

Surgimento e grandes nomes:

A Bossa Nova nasceu no final da década de 50, como uma nova forma de tocar e cantar o samba, de uma maneira mais suave e minimalista. Ao longo dos anos, tornou-se um dos movimentos musicais brasileiro mais conhecido em todo o mundo, associado a nomes como João Gilberto, Vinicius de Moraes, Antônio Carlos Jobim e Luiz Bonfá.

A palavra 'bossa' era um termo da gíria carioca que, no fim dos anos cinqüenta , significava 'jeito', 'maneira', 'modo'. Quando alguém fazia algo de modo diferente, original, de maneira fácil e simples, dizia-se que esse alguém tinha 'bossa'. Se o Ricardo desenhava bem, dizia-se que tinha 'bossa de arquiteto'. Se o Paulo escrevia, redigia bem, tinha 'bossa de jornalista'. E a expressão 'Bossa Nova' surgiu em oposição a tudo o que um grupo de jovens achava superado, velho, arcaico, antigo. Sim, mas o quê era julgado superado e velho, na música popular brasileira? 'Tudo', dizia a mocidade bronzeada de Copacabana.

O primeiro grande marco inicial da Bossa Nova aconteceu em primeiro de março de 1958,quando João Gilberto cantou, com a batida de violão diferente, 'Chega de Saudade', posteriormente gravada por Eliseth Cardoso, no disco 'Canção do amor demais'. Em 1956, ninguém falava em Bossa Nova, mas o apartamento onde morava Nara Leão, no Edifício Palácio Champs Elysée, em frente ao Posto 4, já era ponto de reunião dos rapazes bronzeados de Copacabana: Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ronaldo Boscoli e outros. Não se compunham músicas ali. Ouviam-se. E trocavam idéias.

Alguns críticos musicais destacam a influência do jazz norte-americano, do período pós-guerra, como sendo uma das influências desta nova maneira de compor e cantar no Brasil. Surgia de reuniões de amigos que ouviam e faziam músicas. Entre os participantes estavam Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Sérgio Ricardo, Chico Feitosa, João Gilberto, Luis Carlos Vinhas, Ronaldo Boscoli, entre outros.






*Fonte: Ministério da Cultura – http://www.cultura.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário