segunda-feira, 16 de maio de 2011

Semana dos Museus será aberta nesta segunda-feira

Uma série de atividades foi programada para comemorar a Semana, que vai até o dia 22.

SÃO LUÍS - A capital maranhense tem pelo menos 23 museus, centros de cultura e memoriais. Esses locais guardam tesouros da cultura, da arquitetura, do mobiliário e da expressão artística e folclórica de diferentes épocas. Com a chegada do Dia Internacional dos Museus, comemorado no dia 18 de maio, ocorre paralelamente em diversos pontos do país a Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem início nesta segunda-feira, e vai até domingo, dia 22.

Em São Luís, foi programada uma série de atividades artísticas com palestras e aberturas de exposições. Neste ano, a 9ª edição do evento destaca o trabalho de preservação e valorização a história, com o tema “Museu e Memória”.

A programação especial tem início amanhã com a abertura da Semana Nacional do Museu no Palácio Cristo Rei, sede da reitoria da Universidade Federal do Maranhão. Na solenidade, marcada para ter início às 15h, haverá apresentação do projeto “Memória Coletiva no Museu: a inserção do Palácio Cristo Rei no resgate e valorização das memórias da UFMA”.

Na terça-feira, dia 17, em São Luís, os museus municipais abrem a Semana, com uma missa em ação de graça, na Igreja da Sé, localizada no Centro, às 17h. Durante as comemorações do Dia do Museu, além de visitas e exposições, haverá palestra sobre a médica e militante política socialista Maria José Aragão.

Destaques –

Durante a Semana Nacional dos Museus, o público poderá conhecer raridades, como a imagem de São Bonifácio, que marca a chegada dos padres jesuítas ao Maranhão no século XVI, e integra o acervo do Museu de Arte Sacra (MAS), localizado na Rua 13 de Maio, no Centro.

Outro destaque será a coleção doada por Assis Chateaubriand ao estado, que contempla, entre outros renomados artistas brasileiros e internacionais, a obra “Tauromaquia” do grande mestre espanhol Pablo Picasso e algumas gravuras da brasileira Tarsila do Amaral. Rotineiramente, essas obras ficam expostas no Museu de Artes Visuais (MAV), mas, por causa das comemorações, estarão no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), situado na Rua do Sol, também no Centro.

*fonte: www.imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário