sexta-feira, 20 de maio de 2011

Superintendente da Infraero anuncia ampliação do aeroporto de Imperatriz

O novo aeroporto vai ter capacidade para operar dois voos simultaneamente

Em audiência pública realizada na tarde de ontem, no plenário da Câmara Municipal, o superintendente regional da Infraero, Paulo Roberto Pereira da Silva, anunciou às autoridades e comunidade presentes o projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Prefeito Renato Moreira. De acordo com o superintendente, as obras serão construídas em duas etapas e estão orçadas em R$ 6.300.000,00.

A primeira etapa consta da construção das novas salas de embarque e desembarque, as quais serão instaladas em anexo às atuais, para que não prejudiquem o movimento de passageiros e voos naquele terminal aeroviário. Segundo informou o superintendente regional, a empresa que venceu a licitação está aguardando apenas a liberação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que já foi solicitado pela Infraero.

"Acreditamos que vamos iniciar a primeira etapa das obras ainda no mês de junho, se mais tardar, no início de julho", disse Paulo Roberto, acrescentando que tudo deve transcorrer dentro do previsto, uma vez que o recurso está garantido. A previsão de conclusão das salas de embarque é para dezembro de 2011. Com a entrega das novas instalações, a sala de embarque terá capacidade para 300 e a de embarque para 400 passageiros.

Logo após a conclusão da primeira etapa, a Infraero iniciará imediatamente a construção da segunda etapa, que constará da reforma e ampliação do terminal de passageiros, bem como a ampliação do estacionamento, que passará das atuais 70 vagas para 150. O valor orçado somente na ampliação do estacionamento é de R$ 600.000,00. O superintendente comparou que o aeroporto internacional de São Luís possui um estacionamento que comporta 250 veículos.

De acordo com Paulo Roberto, com a conclusão da segunda etapa, prevista para dezembro de 2012, o aeroporto de Imperatriz, atualmente instalado numa área de 1.000m², vai triplicar. "Desta forma, teremos então capacidade para processarmos até dois voos simultaneamente", informou o superintendente, acrescentando que as novas instalações contará com isolamento acústico, climatização, lojas de conveniências, entre outras coisas que proporcionarão maior conforto aos passageiros.

O superintendente garantiu que, mesmo com a crescente demanda, o novo aeroporto de Imperatriz está sendo projetado para operar normalmente nos próximos seis anos. Respondendo indagação do prefeito Sebastião Madeira, o superintendente Paulo Roberto afirmou que existe projeto futuro para ampliação da pista de pouso, mas garantiu que a atual pista não tem nenhum problema estrutural, estando, portanto, preparada para esta demanda pelo menos nos próximos seis anos.

"Os empreendimentos geram grande fluxo de passageiros", diz prefeito Madeira

O prefeito Sebastião Madeira, que acompanhou atentamente a apresentação do projeto fazendo indagações e até sugestões, ao se pronunciar deu as boas vindas à cúpula da Infraero e ao deputado federal Chiquinho Escórcio por se fazerem presentes à audiência. Madeira observou sobre a necessidade de ampliação do aeroporto, "uma vez Imperatriz está recebendo grandes empreendimentos e com isso aumenta o fluxo de passageiros".

"Teremos um grande e belo aeroporto", disse o prefeito, agradecendo o empenho do deputado federal Chiquinho Escórcio em conseguir recursos que venham trazer benefícios para o município de Imperatriz. "Temos 14 obras com recursos do governo federal a serem iniciadas com emendas de vários parlamentares que estão nos ajudando e com estes se junta agora o deputado Escórcio", observou Madeira.

O gestor imperatrizense revelou que mais uma empresa aérea está se instalando no município para realizar dois voos diários, "além do que outras empresas também já demonstraram interesse de se instalar em nossa cidade e todas elas são bem-vindas, pois vão gerar emprego e renda para nosso povo", concluiu Madeira, agradecendo as presenças dos representantes da Infraero.

Reivindicações

Ao usar a palavra, o presidente da Câmara Municipal, Hamilton Miranda, fez duas reivindicações para que o deputado Chiquinho Escórcio levasse à Câmara Federal. Ele pediu que o deputado conseguisse verbas para duplicação das passarelas na BR-010 e que assumisse a bandeira da emancipação do Maranhão do Sul. "Com o seu prestígio político vamos conseguir essa vitória e o senhor será reconhecido pelo povo de Imperatriz e da região sul do Maranhão", concluiu.

Por sua vez, o secretário adjunto de Estado de Segurança Pública, Laércio Costa, que participou da audiência, aproveitou a oportunidade para, em nome do Governo do Estado, reivindicar da Infraero uma área no aeroporto de Imperatriz para que seja instalado um hangar com capacidade para um avião e um helicóptero, cujas aeronaves, de acordo com o subsecretário, prestarão todo apoio às Polícias Militar e Civil no que diz respeito à segurança da comunidade tocantina.

*Fonte: www.oprogresso-ma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário