sexta-feira, 13 de maio de 2011

Deputados defendem plebiscito sobre criação do Maranhão do Sul

Deputados defendem plebiscito sobre criação do Maranhão do Sul


O deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) parabeniza a convocação do plebiscito sobre a divisão do Estado do Pará. O parlamentar também defendeu a realização de um plebiscito para que a população do Estado do Maranhão se pronuncie sobre a proposta de criação do Maranhão do Sul, antiga reivindicação da região tocantina, no centro e sul maranhense.

"A divisão do Pará para a criação dos Estados de Tapajós e Carajás, por exemplo, avançou bastante no Congresso. Enquanto isso, a proposta do Maranhão do Sul não encontra a mesma facilidade. Farei o possível para avançar com esse importante assunto de interesse do meu Estado", destaca.

De acordo com o projeto, o Estado do Maranhão do Sul seria criado pelo desmembramento de 49 municípios sul-maranhenses e que terá entre eles: Açailândia, Imperatriz, Barra do Corda e Nova Iorque, Balsas, Carolina, Itinga, Cidelândia, São João do Paraíso, Estreito, Vila Nova dos Martírios, São Pedro D’Água Branca, João Lisboa, Amarante, Senador La Rocque, Buritirana, Tasso Fragoso, Ribamar Fiquene, Porto Franco, Governador Edison Lobão, Montes Altos, Campestre, Riachão e Brejão.

O projeto que está em discussão foi apresentado pelo então deputado federal Sebastião Torres Madeira, hoje prefeito de Imperatriz e que, por conta disso, foi arquivado pela mesa diretora da Câmara dos Deputados. A exemplo do outro projeto apresentado pelo senador licenciado e atual ministro Edison Lobão, que também foi arquivado.

Na semana passada, o deputado Francisco Escórcio confirmou o requerimento apresentado à mesa para que o projeto do então deputado Madeira retorne às discussões e seja apresentado novamente ao plenário para a votação. O deputado usou o grande expediente da Câmara, na sexta-feira, para defender o projeto e seu desarquivamento. Veja trecho do pronunciamento feito pelo parlamentar na tribuna.

"Mas quero falar também do meu Maranhão do Sul. O projeto não é de minha autoria, mas do ex-deputado Sebastião Madeira. Não podemos deixar de lado aquela população, já que praticamente 90% dos habitantes do sul do Maranhão pedem pelo plebiscito. Por isso, peço ao Presidente da Casa que coloque em pauta aquele projeto.

E pergunto a V.Exas.: se no Senado da República se acelera o andamento de um projeto, por que aqui estamos praticamente retardando-o? Qual é a razão disso, se podemos fazer exatamente a mesma coisa, para atender a um sentimento da população?

E à criação do Estado Maranhão do Sul? Eu não quero dizer que sou a favor da criação do Maranhão do Sul, mas que a população seja ouvida. E vejo que o sentimento naquela população é muito grande.

Sr. Presidente, agradeço-lhe a maneira bondosa e carinhosa com que nos trata.

Eu venho aqui nesta manhã para dizer que o tema é apaixonante e palpitante em muitos Estados do País. E digo com toda a sinceridade: nenhum Estado criado faz feio. Fazer feio é não ouvir a população, é daqui a pouco não querer criar Estados. E os Estados criados são uma potência. Mato Grosso do Sul é uma potência; Tocantins é uma potência; os ex-Territórios são uma potência. E quem ganha é a população.

Para concluir, eu quero dizer do sentimento que esta Casa deverá ter, ao ouvir a população, que tem de ser ouvida. Depois nós vamos ver se ela tem ou não tem razão. Muito obrigado. Um bom dia a todos. E me perdoem a emoção, mas o tema é apaixonante".





*Fonte: http://www.oprogresso-ma.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário