terça-feira, 31 de maio de 2011

Jornalista quer criar Frente Popular Pró-Maranhão do Sul

Jornalista quer criar Frente Popular Pró-Maranhão do Sul


O jornalista de O PROGRESSO, Willian Marinho, iniciou ontem uma campanha nas redes sociais e na imprensa convocando entidades representativas da sociedade para a criação de uma Frente Popular de Apoio ao Projeto que pede autorização para a realização do plebiscito para a criação do Estado do Maranhão do Sul. O jornalista, que também é radialista, justifica a iniciativa em função "da inércia da sociedade para este novo momento que a classe política em Brasília está vivendo com a aprovação de autorização para os plebiscitos".

Segundo ele, o movimento se fortaleceu com a aprovação dos dois projetos dividindo o estado do Pará em três. Inclusive, em regime de urgência, como ocorreu na quinta-feira, quando os senadores aprovaram a urgência para o Tapajós.

"Como estamos vendo, há um clima favorável em Brasília para que sejam aprovados estes pedidos e não podemos deixar escapar esta oportunidade. O deputado Francisco Escórcio tomou a frente, mas tem dito que não é o dono do projeto ou da verdade, no que concordo. Precisamos é de todos e todas neste processo", afirmou.

Marinho critica a omissão das entidades de classe em Imperatriz e região quanto a este novo momento, inclusive deixando isolado o parlamentar, quando deveriam partir para a ofensiva de apoio à iniciativa e, desta forma, pressionar a Câmara a apresentar no plenário e votar a favor. "O projeto, de autoria do atual prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, e que estava arquivado em decorrência da sua saída da casa, foi novamente colocado em discussão e está pronto para ir ao plenário. Não vi união de forças e precisamos mostrar a Brasília que nós também queremos ser ouvidos quanto à nossa emancipação", exclamou.

Como existe o Comitê Pró-Maranhão do Sul, o jornalista quer ampliar forças. Ele sugere que seja criada a Frente Popular Pró-Maranhão do Sul para efetivar iniciativas que venham a fazer com que todos os 18 deputados maranhenses, e dos estados do Pará e Tocantins, possam apoiar aprovando o pedido.

"A intenção não é dividir as ações, mas sim fortalecer, e para isso nada melhor do que trabalhar por uma frente popular, contando com jornalistas, radialistas, advogados, acadêmicos, estudantes, empresários, industriais, comerciantes, profissionais liberais, como médicos, engenheiros e entidades de classes. Assim, teremos mais mobilidade".

Para Marinho, a ideia é que todos os 49 municípios enviem representantes para a formação desta frente. "Temos que juntar representantes de todos os municípios que compõem o possível mapa do novo estado".

Na próxima sexta-feira, às 15 horas, será realizado o primeiro grande encontro, quando serão definidos os pontos da marcha para Brasília em prol do projeto em tramitação. Também será detalhado em que situação se encontram os dois projetos que pedem a autorização do plebiscito para a criação do Maranhão do Sul. "O deputado Francisco Escórcio, o prefeito Madeira e o senador Edison Lobão estão sendo convidados para o encontro", frisou.

Apoio – Ontem, os deputados estaduais Léo Cunha e Dr. Pádua manifestaram apoio ao movimento, colocando-se à disposição por entender que Imperatriz e os municípios precisam dizer que querem e apoiam a iniciativa do deputado federal, que iniciou 1986.

O presidente da Associação dos Microempresários, Flávio Medeiros, também se manifestou favorável e pretende apresentar sugestões para a campanha. "Tenho a certeza de que outros incorporarão a esta campanha, que não é apenas para usar como bandeira política, até porque não sou ou estou sendo incentivado por políticos. Contudo, precisaremos muito do envolvimento da classe política nesta jornada", finalizou. Portanto, nesta sexta-feira, vamos ao Plenário da Câmara de Vereadores iniciar o novo debate em torno do sonho dos sul-maranhenses".

*Fonte:http://www.oprogresso-ma.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário