quinta-feira, 12 de maio de 2011

Semana Maranhense de Teatro começa nesta segunda-feira

Evento terá uma edição em São Luís e outra no interior. Programação se estende até dia 22.

Uma vasta programação com apresentação de espetáculos, oficinas e cursos de teatro, lançamento de livros, mesas redondas, vivências, cortejo com artistas e um elenco de atores maranhenses e convidados de outros Estados, será feita a VI Semana de Teatro do Maranhão. O evento é uma realização do Teatro Arthur Azevedo (TAA), por meio da Comissão de Teatro do TAA, numa promoção da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). A semana ocorre no período de 16 a 22, em São Luís e de 28 de maio a 3 de junho em seis municípios do interior do Estado.

A Semana do Teatro no Maranhão já se consolidou no calendário artístico cênico maranhense e ultrapassa fronteiras sendo aguardada por grupos e companhias de teatro como uma vitrine do que vem sendo feito de novo no teatro brasileiro e, principalmente, maranhense.

A Semana do Teatro contará com participação de 25 companhias de teatro com espetáculos nos teatros Arthur Azevedo, Alcione Nazaré, João do Vale, além de espaços alternativos como as Praças João Lisboa, Nauro Machado, Centro de Artes Cênicas e Galeria Ecimuseum (rua 14 Julho, lateral da Escola de Música). Também no roteiro de programação artistas, arte-educadores e amantes das artes cênicas terão oportunidade de participar de 14 oficinas de teatro em vários segmentos cênicos, que vão de crítica teatral, iluminação, interpretação, elaboração de projetos teatrais, sensibilização e muitas outras, pela manhã e tarde.

Ato de desagravo

A abertura da VI Semana do Teatro será na noite de segunda-feira (16), às 20h, quando a direção do TAA e os artistas maranhenses e convidados farão um ato de desagravo ao deprimente fato ocorrido, na noite de sexta-feira (6 de maio), quando o ator Paulo Diógenes, apresentava o espetáculo "Raimundinha, meu nome é humor!". No momento flores serão jogadas das galerias sobre a plateia do teatro. Em seguida a abertura oficial será apresentado o espetáculo "Quando ando em pedaços ou Nota sobre minha Mãe", com o grupo Paula Pi, de São Paulo.

Os espetáculos serão apresentados pela manhã (10h), tarde (16h e 17h) e noite (a partir das 18h), nos palcos dos teatros e praças. O palco do Arthur Azevedo terá apresentações pela manhã, tarde e noite.

As mesas-redondas, seguidas de debates ocorrerão sempre às 16h, nos auditórios do Ecimuseum e do Centro de Artes Cênicas (Cacem). A crítica teatral, é o tema da primeira Mesa Redonda que acontecerá na quinta-feira (19), no Ecimuseum, com discussão sobre a produção teatral no Brasil e especialmente no Maranhão a partir de princípios básicos da análise crítica.

A mesa terá como convidados Ferdinando Martins, Ubiratan Teixeira e Paulo Melo e Sousa, como mediadora Michele Cabral. As Vivências acontecerão de 17 a 22, no horário das 10h, na Ecimuseum, rua 14 de Julho.

Artistas de teatro e circo se confraternizarão em um cortejo artístico pelas ruas do centro, na tarde do dia 20, saindo às 16h da Fonte do Ribeirão, acompanhados pela Banda do Bom Menino, com show da cantora, compositora, atriz e performer Cris Campos. Participarão do show os artistas Camila Pinto Boullosa (percussão/vocal), Beto Pio (saxofone/vocal), Ramúsyo Brasil (contrabaixo/vocal), Rodrigo Sencial (violão/vocal), Talita Cavalcante (bateria/percussão), Társis, Lucas Jabota e Jones Nibeck (artistas plásticos). “Coleção Teatro de Bolso na Escola”, de Renata Ievins, é o livro sobre teatro que será lançado, às 18h, de domingo (22), na galeria do Ecimuseum, com textos dramáticos e dicas de montagem, teatro estudantil, linguagem simples, montagem de peça teatral em ambiente escolar, etc.

A noite de encerramento da VI Semana de Teatro, no domingo (22), às 20h, será de homenagens a dois profissionais de teatro maranhenses que receberão o Prêmio Apolônia Pinto: Antonio de Assunção Alves (Baixinho), cenotécnico do Teatro Arthur Azevedo, desde 1965 e a professora e cenógrafa Nerine Lobão Coelho, atriz e idealizadora da Semana do Teatro no Maranhão.

A caravana da VI Semana do Teatro segue para o interior do Estado, com apresentação de espetáculos nas cidades de Cantanhêde (28/5), Miranda do Norte e Rosário (29/5), Açailândia, Humberto de Campos e Vargem Grande (3/6).

Programação mesas-redondas

"A Crítica Teatral"

Data: 19 de maio

Local: Ecimuseum

Hora: 16h

Discussão sobre a produção teatral no Brasil e especialmente no Maranhão a partir de princípios básicos da análise crítica.

Convidados: Ferdinando Martins / Ubiratan Teixeira / Paulo Melo e Sousa

Mediadora: Michele Cabral



"A Semana do Teatro no Maranhão"

Data: 21 de maio

Local: Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem)

Hora: 16h

Fomento cultural x formação de platéia: O sustento do teatro maranhense.

Convidados: Nerine Lobão Coelho, Leury Monteiro, Valberlúcio Pereira

Mediador: Josué da Luz



"Dramaturgia Maranhense – Desafios da Publicação"

Data: 22 de maio

Local: Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem)

Hora: 16h

Proposições sobre os caminhos para a publicação de textos teatrais no Maranhão. Desafios e perspectivas

Convidados: Renata Ievins, Marcelo Flecha, Igor Nascimento

Mediador: Domingos Tourinho



"Espetáculos em Circulação"

Cantanhede - 28 de maio

Grupo Cordão De Teatro



Espetáculos: "Diálogo Obscuro - Boi Tinhoso" e "Valquírias"

Miranda Do Norte - 29 de maio

Grupo Miramundo Produções Culturais



Espetáculos: "História de todos os dias" e "Atrapalhaças"

Rosário - 29 de maio

Grupo Xama Teatro



Espetáculos: "A Carroça é Nossa" e "Macaco, Macaquice, Macacada"

Açailândia - 3 de junho

Grupo/Cia Tapete Criações Cênicas



Espetáculos: "Um Tapete Cheio de Histórias" e "O Encantador de Histórias"

Humberto De Campos - 3 de junho

Grupo Cia Chegança



Espetáculos: "A Grande Contadora de Histórias" e "Grancirco de Variedades"

Vargem Grande - 3 de junho

Grupo Universitário de Teatro (Gut)



Espetáculos: "Além do Árco-Íris" e "O Casamento da Comadre Sebastiana"

Sinopse espetáculo de abertura no TAA

"Quando Ando em Pedaços ou Notas Sobre Minha Mãe"

Grupo Paula Pi – São Paulo

16/5 às 21h – Teatro Arthur Azevedo

Um mergulho peito adentro em busca da Grande Mãe em suas múltiplas manifestações: este solo de Paula Pi é desejo de falar da relação mãe e filha potencializado no encontro com a vida e obra de Adelina Gomes. Paciente de Nise da Silveira no antigo Hospital Psiquiátrico de Engenho de Dentro (RJ), Adelina produziu vasta obra em torno da temática do arquétipo materno, com mais de 17.500 trabalhos entre pinturas, desenhos e esculturas.



Ficha técnica:

Idealização, pesquisa, atuação e direção – Paula Pi

Assistência de direção – Clarissa Sacchelli

Música original – Edith de Camargo com colaboração de Paula Pi

Confecção de figurino – Michele X

Gravação de áudio – Rafael Agra e Felipe Ayres

Produção – Andréa Pedro

*Fonte: www.imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário