quinta-feira, 26 de maio de 2011

Em seminário do FMI, Mantega defende sistema cambial único

Em seminário do FMI, Mantega defende sistema cambial único

‘Há países que manipulam o câmbio, quando é administrado', afirmou.

Ele criticou a excessiva desregulação do sistema financeiro internacional.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu, nesta quinta-feira (26), uma reformulação dos sistemas financeiro e monetário internacional, e a adoção de um sistema cambial único a todos os países.

“A minha proposta é que todos os países adotassem o câmbio flutuante”, sugeriu Mantega, na palestra de abertura da conferência “Administrando os fluxos de capitais em mercados emergentes”, organizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) em conjunto com o Ministério da Fazenda.

“O problema, hoje, é que os países adotam sistemas de câmbio diferenciados. Então, há países que manipulam o câmbio, quando este é administrado e não flutuante. Isso cria um desequilíbrio cambial”, criticou o ministro.

Sobre a reforma do sistema financeiro, Mantega defendeu regras mais rígidas para o setor. “A excessiva desregulação que tivemos ao lingo do tempo nos levou a crise de 2008”, afirmou. “Enquanto isso não acontece, os países emergentes têm que se defender”, complementou.

O ministro ressaltou que uma das soluções para o desequilíbrio de fluxos cambiais e de capitais seria a “recuperação mais rápida dos países mais avançados”. Segundo Mantega, isso seria de suma importância já que esses países estão na “base do equilíbrio” monetário internacional.

“Vamos administrar os fluxos de capitais, principalmente com medidas de tributação, para reduzir a entrada desse dinheiro no Brasil”, explicou o ministro.

Segundo Mantega, o investimento direto “está liberado e tem crescido consideravelmente”. Mas ele ressaltou que o governo está atento à formação de bolhas. “Nós não estamos permitindo a formação de bolhas nem no mercado de renda fixa, nem de renda variada, nem na bolsa de valores, nem no mercado imobiliário”, complementou.



*Fonte:http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/05/em-seminario-do-fmi-mantega-defende-sistema-cambial-unico.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário