sexta-feira, 13 de maio de 2011

Economia brasileira vive novo ciclo de expansão’, diz diretor do BC

Economia brasileira vive novo ciclo de expansão’, diz diretor do BC

Carlos Hamilton comentou ‘riscos de cauda’ alertados por diretor do FMI.

Países da América Latina devem estar atentos às políticas fiscais.

O diretor de Política Econômica do Banco Central do Brasil, Carlos Hamilton Araújo, encerrou o 13º Seminário de Metas de Inflação, nesta sexta-feira (13), exaltando o crescimento econômico do Brasil e comentando as declarações do diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Hemisfério Ocidental, Nicolás Eyzaguirre, que fez alertas sobre as políticas econômicas do país. “Ele (Eyzaguirre) falou dos ‘riscos de cauda’, que são aqueles para os quais não estamos olhando muito no dia a dia, mas que é importante que estejamos atentos a esses riscos”, disse Araújo.

Entre os riscos de cauda, Araújo, referindo-se a Eyzaguirre, falou de uma possível “reversão no valor das commodities” e do fato de o crescimento dos Estados Unidos “não estar garantido”, visto que o país norte-americano ainda vai passar por um grande ajuste fiscal. O diretor do BC recordou, ainda sobre as declarações do diretor do FMI, que a América Latina como um todo vive um “boom” econômico, e que é importante os países estarem atentos às políticas fiscais.

“A economia brasileira está vivendo um novo ciclo de expansão. O Brasil evoluiu nos últimos anos”, ressaltou Araújo. “Mas e gente ainda tem muito o que fazer caso queiramos continuar em uma trajetória sustentável de crescimento”, alertou.

Araújo também lembrou as declarações do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e concluiu: “O presidente Tombini reafirmou o compromisso da instituição com o sistema de metas. O cenário contempla a volta da inflação ao centro da meta, de 4,5%, em 2012. Esse cenário exige que a ação de política monetária do BC seja suficiente prolongada.”

*Fonte:http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/05/economia-brasileira-vive-novo-ciclo-de-expansao-diz-diretor-do-bc.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário