terça-feira, 3 de maio de 2011

CNI aponta queda na atividade de obras de infraestrutura em março

CNI aponta queda na atividade de obras de infraestrutura em março

O indicador passou de 49,3 pontos no mês anterior para 45,9 pontos.

No geral, nível de atividade na construção civil avançou em março.

imprimir Pesquisa de sondagem da construção Civil divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que caiu em março o nível de atividade do segmento de obras de infraestrutura. O indicador passou de 49,3 pontos em fevereiro para 45,9 pontos, em março. No mesmo mês do ano passado, o indicador estava em 53,6 pontos.

O indicador varia de zero a 100 pontos. Índices abaixo de 50 apontam redução de atividade e, acima, uma aceleração.

Segundo a CNI, são duas as explicações para o menor nível de atividade neste início de ano: as chuvas e a desaceleração dos gastos do governo.

O setor de construção de edifícios, por sua vez, teve uma atividade acima do usual para o período. O indicador de março ficou em 51,2 pontos, ante 50,4 pontos em fevereiro e 54,8 pontos em março do ano passado. “A demanda por imóveis residenciais continua aquecida”, afirmou a confederação em nota.

O indicador geral da atividade na construção civil avançou para 49,9 pontos em março. Depois de fazer 47,2 pontos em janeiro e 49 em fevereiro, o índice começa a ficar perto da marca de 50, o que sinaliza um nível de atividade próxima à usual, ou uma acomodação do setor.

Emprego e crédito

De acordo com a pesquisa, o emprego na construção civil manteve-se em alta em março. O indicador ficou em 50,4 pontos, ante 51,2 pontos em fevereiro.

A sondagem da CNI também mostra uma queda nos indicadores de otimismo com relação aos próximos seis meses. Ainda assim, os níveis continuam cerca de 10 pontos acima de 50, o que aponta um otimismo dos empresários do setor.

A expectativa em relação ao nível da atividade dos próximos seis meses ficou em 60,8 pontos para abril. Em março, era de 61,1 pontos.

Para o setor, o acesso ao crédito continua difícil, de acordo com a sondagem, com 46,9 pontos em março.

A Sondagem da Construção Civil é uma parceria da CNI com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O levantamento foi feito com 388 empresas, das quais 53 grandes, 146 médias e 189 de pequeno porte. Os empresários responderam o questionário entre os dias 31 de março e 14 de abril.



*Fonte:http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/05/cni-aponta-queda-na-atividade-de-obras-de-infraestrutura-em-marco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário