terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Silvio Santos vende Banco PanAmericano

Silvio Santos vende Banco PanAmericano

Apresentador e dono do SBT diz que não deu 'prejuízo a ninguém' e que suas outras empresas não estão à venda.

SÃO PAULO - O banco BTG Pactual vai desembolsar R$ 450 milhões para adquirir o controle do PanAmericano, do apresentador Silvio Santos, que possuía 37,27% do capital total da instituição. O pagamento será feito à Silvio Santos Participação, e o BTG Pactual passa a dividir o comando do PanAmericano com a Caixa Econômica Federal (CEF), que adquiriu 36,6% das ações do banco no ano passado.

Entenda o caso PanAmericano

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC, entidade mantida pelos bancos para cobrir perdas de correntistas em caso de quebra de instituições financeiras) concordou em desembolsar mais R$ 1,5 bilhão para equilibrar as contas do banco, além dos R$ 2,5 bilhões que já havia aportado no PanAmericano no ano passado. Na ocasião, o apresentador deu como garantia do empréstimo as empresas que formam seu grupo.

Silvio Santos, que vinha acompanhando à distância as negociações, esteve na sede do BTG Pactual na noite desta segunda-feira, onde os contratos foram conferidos pelos advogados e assinados.

-- O PanAmericano está saneado e estamos comprando um banco arrumado -- disse um executivo do BTG Pactual. -- Não vamos assumir dívida nenhuma.

Silvio Santos: 'Não dei prejuízo a ninguém'

De acordo com esse executivo, o PanAmericano será uma "plataforma de negócios independente" do BTG Pactual, que continuará sendo um banco de investimentos.

Ao deixar o prédio do banco BTG Pactual, Silvio Santos não deu maiores detalhes da operação. Bem-humorado, chegou a fazer piadas.

- Operação plástica?- brincou ele, ao ser questionado sobre o termos da operação de venda fechada com o BTG.

Segundo o empresário, ele não teve "nem lucro nem prejuízo" e negou que continue responsável pelo rombo de R$ 4 bilhões.

- Sempre tenho dívidas, sou empresário. Mas aquelas garantias (dadas para liberar o primeiro empréstimo de R$ 2,5 bilhões do FGC), não tenho mais. Estou livre. A televisão que alguém queria comprar, não está mais à venda. A Jequiti (empresa de cosméticos) não está mais à venda. As lojas do crediário do Baú (da Felicidade) não estão mais à venda. A única coisa que foi vendida foi o banco - afirmou.

Sobre as dificuldades para fechar um acordo, disse que ele não é 'um home de dinheiro'

- As bases das negociações foram tratadas com meus advogados. Sou um homem de televisão, não sou um homem de dinheiro. Não sei qual é o valor (fechado para a compra do PanAmericano). Eles (o BTG) puseram tanto papel na minha frente que eu não assinei. Quem assinou foi minha filha, Renata, e meu sobrinho, Guilherme (Stoliar).

Silvio Santos também disse que nenhum correntista ou acionista do PanAmericano sofreu prejuízo.

- Vendi o banco, claro. Não podia deixar de vender o meu banco. O meu banco não deu prejuízo para ninguém. Teve esse déficit mal administrado, e essa má administração provocou aquilo que todos vocês conhecem. Agora, o Pactual, que me comprou o banco, tem pessoas experientes que podem fazer o banco crescer. Eu fico contente porque não dei prejuízo para ninguém.

Um acordo de cooperação já foi assinado entre o BTG e a CEF para o fornecimento de linhas de crédito para o PanAmericano.

O BTG Pactua, do banqueiro André Esteves,l também fará em breve uma oferta pública aos acionistas minoritários do PanAmericano, que terão direito de vender suas ações pelo mesmo preço recebido por Sílvio Santos na venda do controle do PanAmericano: R$ 4,89 por ação.



*Fonte:http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=71234

Nenhum comentário:

Postar um comentário