quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desemprego registra menor taxa para janeiro desde 2003, diz IBGE

Desemprego registra menor taxa para janeiro desde 2003, diz IBGE

De dezembro de 2010 para janeiro de 2011, desocupação aumentou.
Salários também tiveram alta nas comparações mensal e anual.

O desemprego nas seis regiões metropolitanas monitoradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) subiu de 5,3% em dezembro de 2010 para 6,1% em janeiro de 2011. Mesmo com essa avanço, a taxa foi a menor para meses de janeiro, desde 2003, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (24).

Na comparação com janeiro do ano passado, quando foi registrada taxa de 7,2%, o recuo foi de 1,1 ponto.

“Você tem um poder de efetivação menor em janeiro, mas por outro lado o nível de ocupação da população economicamente ativa está maior do que o mês de janeiro de 2010. Isso mostra um mercado mais resistente, virtuoso, e que cresceu em relação ao ano passado”, disse Cimar Azeredo, gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Nesta manhã, o Ministério do Trabalho deverá divulgar o resultado do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro. Ao contrário da pesquisa do IBGE, que mostra a taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas e inclui postos formais e informais, o Caged indica apenas as vagas formais criadas em todo o país.

Segundo o IBGE, a população desocupada somou 1,423 milhão, crescimento de 13,7% sobre o mês anterior. "Isso ocorre pela saída dos trabalhadores temporários, que só tarbalharam neste período e depois não voltam a procurar emprego porque, por exemplo, voltam a estudar”, afirmou o gerente.

Já em relação a janeiro do ano passado, teve queda de 15,6%. A população ocupada, que chegou a 22,08 milhões, caiu 1,6% na comparação com dezembro e aumentou 2,2% sobre o mesmo período do ano anterior.

A quantidade de trabalhadores com carteira de trabalho assinada ficou estável em janeiro, em 10,474 milhões. No ano, o aumento foi de 6,6%.

Serviço doméstico

De acordo com o gerente do IBGE, o serviço doméstico está em baixa por conta da melhora do mercado de trabalho. "Empresas de serviços gerais estão contratando empregados que foram dispensados durante a crise que se iniciou em 2008. Isso pode ser um dos indicadores que explicam o aumento da carteira assinada, e contribui para a formalização do mercado.”

Salários

Quanto ao rendimento médio real dos trabalhadores, que ficou em R$ 1.538,30, foi verificado aumento de 0,5% no mês e de 5,3% em relação a janeiro de 2010.

Para 2011, as perspectivas são favoráveis, segundo Azeredo. “Não temos como falar sobre expectativas, mas a pesquisa mostra que estamos em um caminho satisfatório.”




 



*Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/02/desemprego-registra-menor-taxa-para-janeiro-desde-2003-diz-ibge.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário