Mais de 1,3 milhão de famílias que recebem o benefício do Programa Bolsa Família devem procurar a prefeitura de sua cidade para atualizar os dados cadastrais e, assim, continuar recebendo o benefício. Conforme o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o prazo é até 31 de outubro.
As famílias deverão prestar informações e atualizar dados sobre endereço; renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar, além da composição familiar. O recadastramento é obrigatório. Quem ficar sem atualizar os dados, terá o benefício bloqueado a partir de novembro.
O Bolsa Família atende atualmente 12,8 milhões de família e transfere, todo mês, cerca de R$ 1,2 bilhão para a população com renda per capita mensal de até R$ 140. As famílias que devem se recadastrar estão há dois anos sem fazer atualização.
O recadastramento periódico é determinado pelo Decreto nº 6.135/2007, e funciona como instrumento de controle e monitoramento do principal programa social do governo federal. As famílias também serão avisadas pelo extrato do pagamento do benefício.
Quase a metade das famílias que deverão se recadastrar mora na Região Nordeste. O estado de São Paulo (o mais populoso do país) é o que tem mais famílias a serem recadastradas – mais de 150 mil –, seguido da Bahia (137 mil) e de Minas Gerais (118 mil).
Conforme o ministério, as listas das famílias que estão no processo de revisão de 2011 já estão disponíveis para prefeitos e gestores municipais acessarem no Sistema Integrado do Programa Bolsa Família.
*Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário