segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Brasil ganha processo contra EUA por tarifa do suco de laranja

Brasil ganha processo contra EUA por tarifa do suco de laranja


Rio de Janeiro, 21 fev (EFE).- O governo brasileiro disse nesta segunda-feira (21) que recebeu com "satisfação" o relatório final do painel da Organização Mundial do Comércio (OMC) que decidiu a favor do país em sua ação contra os Estados Unidos pelas tarifas impostas ao suco de laranja procedente do Brasil.

"O governo recebeu com satisfação as determinações do painel e espera que sejam confirmadas no relatório final", assinalou em comunicado o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, que é o maior produtor e exportador mundial de suco de laranja.

O relatório foi anunciado a menos de um mês da visita que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará ao Brasil nos dias 19 e 20 de março, e na qual serão abordados algumas divergências comerciais entre ambos países.

A Chancelaria acrescenta em sua nota que, após a nova decisão da OMC sobre o caso, espera que os Estados Unidos "abandone definitivamente a prática do 'zeroing' (zeramento) em todos os procedimentos para combater o comércio desleal".

O Brasil questionou perante a OMC a prática de 'zeroing' que os Estados Unidos usa para supostamente inflar artificialmente os preços mínimos sobre os que aplica tarifas extraordinários a fim de evitar a concorrência desleal de outros países, especificamente no caso do suco de laranja.

"Mais especificamente o Brasil questionou o uso do 'zeroing' em revisões administrativas, assim como o uso contínuo dessa metodologia em procedimentos contra o comércio desleal sucessivos", acrescenta a nota.

A medida questionada permite a aplicação de multas ao comércio desleal sobre produtos que teoricamente não teriam que ser gravados por não terem sido exportados a um preço inferior ao de seu custo real.

"Brasil defendeu que a prática do 'zeroing' distorce o cálculo da margem de comércio desleal ao ignorar aquelas operações nas quais o valor da exportação do produto é superior a seu valor normal no mercado interno. A prática, portanto, é incompatível com diversos dispositivos da OMC", acrescenta.

A Chancelaria se absteve de divulgar o conteúdo do relatório final do painel de analistas da OMC devido a que "foi entregue às partes do caso de caráter confidencial".

"No entanto é possível indicar que o relatório final manteve os termos do relatório provisório apresentado no dia 20 de dezembro de 2010", acrescenta o comunicado da Chancelaria em referência a um relatório que lhe tinha dado a razão ao Brasil em sua disputa comercial com os Estados Unidos.

Segundo o Ministério de Exteriores brasileiro, o conteúdo do relatório final estará disponível para todos os membros da OMC e para o público depois que seja traduzido nas três línguas oficiais da organização.


*Fonte:http://economia.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário