quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Justiça determina o afastamento dos nove vereadores de Estreito - MA

A juíza Daina Leão, de Estreito, afastou por 180 dias, na manhã de ontem (15), os nove vereadores do município, além da contadora da Câmara Municipal. Eles são acusados de dividir 198 mil reais que deveriam ser aplicados na manutenção do prédio onde funciona a Casa.

Os vereadores e a contadora foram denunciados pelo promotor Luis Samarone Batalha Coelho. Segundo a denúncia, a Prefeitura repassa cerca de 100 mil reais por mês para a Câmara. O valor deve ser investido em despesas de manutenção. No período de janeiro a setembro de 2009, no entanto, sobraram cerca de 198 mil. Este valor foi, então, dividido entre os envolvidos, resultando em cerca de 22 mil para cada um. Em reunião realizada em 20 de janeiro do mesmo ano, os acusados concordaram em dividir o valor e conseguirem notas para comprovarem que o dinheiro foi gasto para os fins devidos.

Foram denunciados os vereadores Edevandrio Gomes Pereira (então presidente da Câmara), Reginalva Alves Pereira (à época tesoureira e atual presidente da Câmara), Elton Pasa, José Rômulo Rodrigues dos Santos, Inocêncio Costa Filho, Eriberto Carneiro Santos, Manoel Barbosa de Sousa, Bento Cunha de Araújo e Benedito Sousa Salazar e a contadora Ivonete da Silva Prado Macedo.

Para as vagas dos afastados devem ser empossados os suplentes De Paula, Sabrina Passos, Zé Wilson Vilar, Aluísio, Neto da Sopel, Elismar, Tavanes, Hélio Bodoiote e Socorro. Todos são suplentes das coligações feitas nas eleições municipais realizadas em 2008.

Em depoimento prestado, os vereadores Inocêncio Costa Filho, Elton Pasa e José Rômulo Rodrigues disseram não saber que a divisão era irregular, já que, segundo eles, era prática comum em gestões anteriores.

Mesmo afastados, os vereadores ainda podem receber outras penas. Eles podem ser obrigados a devolver todo o valor aos cofres do município e, também, perder suas funções públicas.


*Fonte: www.oprogresso-ma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário