sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Câmara debate instalação do projeto Suzano

Câmara debate instalação do projeto Suzano

Vereadores, comunidade e imprensa fizeram questionamentos aos executivos do grupo Suzano

Em atendimento a solicitação feita pela Câmara de Vereadores de Imperatriz, diretores do grupo Suzano participaram ontem da “Tribuna Popular” para prestar esclarecimentos à comunidade sobre o projeto de instalação da unidade fabril em Imperatriz.

O grupo Suzano, que atua há mais de 85 anos no setor de papel e celulose, chega ao Maranhão. A unidade de Imperatriz deverá ser instalada nas margens do rio Tocantins, na altura do povoado Bacaba, na “Estrada do Arroz”. É um dos maiores empreendimentos do interior do estado e deverá impulsionar a geração de emprego e renda.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Imperatriz, Alberto Souza, observou que a presença dos diretores da empresa serviu para prestar esclarecimentos à população, autoridades e aos profissionais da imprensa sobre o projeto de instalação da unidade fabril. “As questões relacionadas aos impactos ambientais, qualificação da mão-de-obra e logística preocupam alguns dos segmentos da sociedade que participaram da Tribuna Popular”, disse.

Ele assinala que a empresa intenciona reduzir os impactos ambientais e comprometeu-se a investir na qualificação da mão-de-obra que trabalhará no processo de instalação e funcionamento da fábrica da Suzano. “Temos que fazer diferente do empreendimento (hidrelétrica) instalado em Estreito, onde 90% dos trabalhadores eram de outros estados. Queremos mão-de-obra especializada de Imperatriz”, disse.

Alberto Souza defendeu uma parceria da Suzano com os governos estadual e municipal para garantir a qualificação da mão-de-obra, proporcionando emprego, renda e desenvolvimento de Imperatriz. “A empresa deverá formalizar uma parceria com o Senai, da Bahia e de Imperatriz, para oferecer cursos técnicos às pessoas que necessitam de qualificação profissional”, frisa.

O vereador José Carneiro Santos, o Buzuca, classificou como positivo o debate com os diretores da empresa que responderam aos questionamentos dos vereadores, da comunidade e da imprensa. “Imperatriz recebe de braços abertos o grupo Suzano, mas está preocupada com a questão ambiental e a qualificação da mão-de-obra”, pondera.

Ele também disse que “é preciso estar atendo sobre a preservação do rio Tocantins, a mata ciliar e os pequenos agricultores situados nas imediações do empreendimento, principalmente os que residem no povoado Bacaba”. “A fábrica pode ser a solução de alguns problemas ambientais, pois os agricultores desmatam a margem do rio, prejudicando a mata ciliar. E a empresa comprometeu-se em recuperar essas áreas degradadas”, avalia.

A vereadora Fátima Avelino diz que os diretores e técnicos da empresa responderam aos questionamentos formulados pela comunidade, vereadores e profissionais da imprensa. “Acho que deveria ter sido feita uma audiência pública, ao invés de uma ‘Tribuna Popular’. Mas gostaria de parabenizar a iniciativa da Câmara, pois a Suzano veio prestar os esclarecimentos”, ressalta.

Acompanhamento

Ela disse ainda que concorda com o posicionamento do promotor de Justiça Jadilson Cirqueira (Meio Ambiente), que observou a necessidade de qualificação da mão-de-obra de Imperatriz e dos municípios da região tocantina. “Nós sabemos que a empresa oferecerá milhares de empregos em diversas áreas, necessitando realmente de profissionais qualificados”, avaliou.

Fátima Avelino falou ainda que a preocupação dos vereadores será acompanhar o processo de instalação da fábrica, a preservação do meio ambiente e a qualificação da mão-de-obra. “Ficamos sabendo que existem empresas daqui e da região fornecendo materiais para a implantação da fábrica, pois isso é muito positivo para o aquecimento da economia”, finalizou. (Da Assimp)



*Fonte: http://www.oprogresso-ma.com.br/progresso1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário