terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Parlamentares do Irã pedem pena capital para líderes da oposição

Parlamentares do Irã pedem pena capital para líderes da oposição

Ontem, uma pessoa foi morta em manifestação.
Autoridades iranianas costumam acusar líderes da oposição de complô.
 
Parlamentares iranianos pediram ao Judiciário nesta terça-feira (15) que aplique a pena de morte a líderes oposicionistas por fomentarem tumultos no país, informou a mídia estatal. No dia anterior, uma pessoa foi morta em uma manifestação de protesto e dezenas de outras ficaram feridas.

Os confrontos entre forças de segurança e manifestantes na segunda-feira começaram quando milhares de simpatizantes da oposição saíram às ruas de Teerã em uma passeata de apoio aos levantes no Egito e Tunísia, revivendo os protestos de massa que abalaram o Irã depois da eleição presidencial de 2009.

'Mehdi Karroubi e Mirhossein Mousavi (líderes oposicionistas) são corruptos na terra e deveriam ser julgados', disseram parlamentares em um comunicado, segundo a agência estatal de notícias Irna.}

Imagem mostra manifestações da oposição em Teerã, nesta segunda-feira (15) (Foto: AP)

A expressão 'corruptos na terra', acusação já feita no passado contra políticos dissidentes, pode ser motivo de pena de morte no país, um Estado islâmico. O porta-voz do Judiciário, Gholamhossein Mohseni-Ejei, disse: 'Aqueles que provocaram desordem pública na segunda-feira serão confrontados de modo firme, imediatamente.'

As autoridades iranianas costumam acusar os líderes da oposição de integrarem um complô ocidental para derrubar o regime islâmico. A acusação é negada por Mousavi e Karroubi.

Europa

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, afirmou que o Irã deve respeitar o direito de seus cidadãos de protestar pacificamente e criticou as restrições impostas a vários membros da oposição.

"Ashton está acompanhando de perto os eventos no Irã, especialmente as aparentes restrições impostas à liberdade de movimentação de centros membros da oposição e aos protestos nas ruas", afirma um comunicado de seu gabinete.

"Ela pede às autoridades iranianas o respeito total e proteção aos direitos dos cidadãos, incluindo a liberdade de expressão e o direito de reunião pacífica. Estes são direitos fundamentais que devem ser respeitados".






*Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/02/parlamentares-do-ira-pedem-pena-capital-para-lideres-da-oposicao-1.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário