quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SES realiza oficina sobre infecções hospitalares em Imperatriz

SES realiza oficina sobre infecções hospitalares em Imperatriz

Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), realizará nesta quinta-feira (24), a partir das 8h, no auditório da Casa Brasil, em Imperatriz, a Oficina de Vigilância Epidemiológica das Infecções relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS). O objetivo é fortalecer as ações de Vigilância Sanitária no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento é voltado aos profissionais das Comissões Internas de Prevenção das Infecções Hospitalares (CCIH's), médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, profissionais da Vigilância Sanitária (Visa) de Imperatriz, das 11 unidades de saúde do município, públicas e privadas, hospitais municipais de Açailândia, Buriticupu, Porto Franco e Estreito, bem como profissionais da Unidade Gestora de Saúde de Imperatriz.

A oficina visa discutir a importância das comissões de infecções hospitalares nos estabelecimentos assistenciais de saúde, além dos novos critérios de infecções das IRAS, em cumprimento à legislação sanitária de acordo com a Portaria nº 2616/98, do Ministério da Saúde.

Realizada nas regionais, a oficina garante ao profissional de saúde o acesso mais rápido a informações e contribui para que esse profissional responda de forma mais efetiva às necessidades das unidades de saúde, prevenindo e diminuindo os riscos das infecções hospitalares.

As Oficinas de Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares acontecem todos os anos. Fazem parte da política de educação preventiva dos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, com vistas a fortalecer o papel da VISA de promoção e proteção da saúde individual e coletiva.

Para o superintendente de Vigilância Sanitária, Arnaldo Muniz Garcia, a adesão e criação das CCIH's nas unidades de saúde representam um dos mais importantes instrumentos utilizados pela Vigilância para prevenir as infecções hospitalares.

"Essas comissões internas nas unidades são responsáveis pelo monitoramento e detecção de surtos, assim como deverão informar mensalmente todos os indicadores do IRAS a SUVISA", acrescentou Arnaldo Muniz. (Cristiano Santos)






Nenhum comentário:

Postar um comentário