quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Prefeito de Barra do Corda é considerado foragido

Prefeito de Barra do Corda é considerado foragido

Polícia Federal está a procura do prefeito da cidade para cumprir os mandados de prisão temporária. Familiares do político também estão envolvidos nas investigações.

A Polícia Federal do Maranhão deflagrou, nesta quinta-feira, a “Operação Astiages”, na cidade de Barra do Corda, localizada a 425 km da capital. A operação é comandada pelo Grupo de Repressão aos Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro – GRFIN da Superintendência Regional de Polícia Federal no Maranhão.

Nas primeiras ações foram apreendidos vários objetos de valores, veículos de luxo e até um avião, que seriam de propriedade do prefeito da cidade, Manoel Mariano de Sousa, mais conhecido como “Nenzim”. Segundo informações ele, e alguns familiares, estão sendo procurado pela PF. Nenzim é considerado foragido e pode ter a prisão temporária transformada para preventiva, caso não se entregue.

Estão participando da “Operação Astiages” mais de 100 policiais federais de dois estados e do Distrito Federal (Maranhão, Piauí e Brasília), no cumprimento de 30 mandados, sendo 18 de busca e apreensão e 12 de prisão temporária. De acordo com informações preliminares, dos 30.

Todos os mandados de busca e apreensão foram cumpridos e nove pessoas estão presas. Os detidos se encontram na sede da Polícia Fedaral, localizada no bairro da Cohama. De acordo com o delegado Victor Mesquita todos serão ouvidos e encaminhados para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Eles vão cumprir prisão temporária de cinco dias, mas pode ser prorrogada. Os envolvidos estão sendo acusados de formação de quadrilha e praticavam crimes desde 2005.

Investigações

Somente pelas investigações iniciais já se constatou a movimentação de aproximadamente R$ 50 milhões originados da Prefeitura de Barra do Corda sem destinação definida, ou seja, os envolvidos são acusados de desvio de recursos federais.

Além de carros de luxo, avião, joias e relógios luxuosos, as residências das pessoas investigadas, segundo informações da PF, são consideradas mansões e os proprietários não teriam condições financeiras para adquirir os bens.

Uma entrevista coletiva ocorrerá na sede da Superintendência Regional de Polícia Federa para revelar o balanço geral às 16h. A PF é localizada na Avenida Daniel de La Touche, número 4000, Cohama.

Nome

A “Operação Astiages” recebeu esse título em referência a um Rei Medo (império da Média-Persia) que governou de 585-550. ASTIAGES, em grego, significa “destruidor de muralhas”, mas em babilônio significa “SAQUEADOR DE CIDADES”, e seu nome ainda deriva do Deus de Marte, que assolava e destruía cidades de 747 a 557 a.C.


*Fonte: http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=71411

Nenhum comentário:

Postar um comentário