quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lula e Roseana acionam botão do reservatório da Hidrelétrica de Estreito


Foi iniciado o enchimento do reservatório da hidrelétrica, que entra em fase final de construção


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a governadora Roseana Sarney e o governador de Tocantins, Carlos Henrique Gaguim, acionaram, na manhã dessa terça-feira (30), no município de Estreito, o botão de fechamento de uma das comportas, na área do Vertedouro, dando início ao enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica de Estreito. Esta é a quarta vez que Lula visita o Maranhão e se encontra com Roseana num período de 17 meses.

A Hidrelétrica de Estreito, com capacidade para produzir 1087 MW de energia elétrica, é a maior obra em andamento do setor energético do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), orçada em R$ 4 bilhões.

A obra é executada pelo Consórcio Estreito de Energia (Ceste) formado pelas empresas GDF Suez-Tractebel Energia, Vale, Alcoa e Camargo Corrêa. Está sendo construída no Rio Tocantins, na divisa do Maranhão com o Tocantins.

Antes da visita a Estreito, Lula foi recepcionado por Roseana Sarney no aeroporto de Imperatriz, de onde seguiram de helicóptero com destino ao canteiro de obras da usina hidrelétrica. Na UHE, eles foram recebidos pelo diretor-presidente do Ceste, José Renato Ponte.

A governadora Roseana deu as boas-vindas a Lula e disse da honra de receber pela quarta vez o presidente. "Queremos que retorne a quinta vez. Este momento é de orgulho, pois significa que o Maranhão e o Tocantins vão gerar energia para o Brasil e ajudar no desenvolvimento do país", disse.

Ao descrever os empreendimentos que foram alavancados no Maranhão, Roseana Sarney citou a Refinaria Premium, em Bacabeira; a Suzano Celulose, em Imperatriz; a descoberta do gás, em Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes; e os programas sociais como Minha Casa, Minha Vida que, segundo ela, vai gerar milhares de empregos.

"Nosso desafio é treinar e qualificar os nossos jovens para que eles possam assumir os postos de trabalho que estão sendo gerados no Maranhão. Parabenizo o presidente Lula, os empresários e, principalmente, os trabalhadores", afirmou Roseana.

Ao lado da governadora Roseana Sarney, Lula disse a operários e convidados do orgulho de ser presidente das gigantescas construções que estão sendo realizadas em vários estados nordestinos. Falou das ferrovias, a exemplo da Norte-Sul e dos investimentos em bacias petrolíferas.

"Hoje não existe no mundo nenhum país que esteja fazendo uma refinaria do tamanho que estamos fazendo aqui no Maranhão. Uma refinaria para 600 mil barris/dia, de 19 bilhões de dólares. Ou seja, não vai faltar trabalho para quem quer trabalho. O século 21 é do Nordeste!", enfatizou Lula.

O presidente da República falou da importância da construção de uma hidrelétrica para o Maranhão e para o país. Segundo ele, uma possibilidade, de novos investimentos, de novos empregos, de crescimento econômico, aliada à preocupação em preservar as qualidades ambientais e de vida da população.

"Esta hidrelétrica servirá de modelo de como tratar corretamente e respeitosamente os trabalhadores que aqui vivem da pesca, da pequena agricultura. Por isso, assinamos um protocolo para que não haja mais conflitos. Uma hidrelétrica que dá oportunidades a todos", afirmou Lula.

O diretor-presidente José Renato Ponte, do Consórcio Estreito Energia (Ceste), frisou a parceria com o Estado do Maranhão como fundamental no êxito da construção da UHE.

"Uma obra deste porte é importante em qualquer lugar do mundo. São investimentos de cerca de R$ 4 bilhões que vão continuar gerando empregos, royaites, enfim toda a sorte de benefícios. A governadora tem sido fundamental em todas as ações que têm sido feitas no estado", disse José Renato Ponte.

Segundo o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Maurício Macedo, o empreendimento hidrelétrico faz do Maranhão um estado que se consolida no setor energético, atraindo novos investimentos.

Enchimento do lago

Paralelamente ao processo de enchimento do lago, as obras civis e de montagem da UHE Estreito chegam à reta final. Atualmente, cerca de 8 mil homens trabalham para que a primeira unidade geradora comece a funcionar no início do próximo ano, sendo 70% de mão de obra local. "Uma obra boa que faz com eu permaneça no meu estado, sem precisar sair dele para procurar empregos", falou o marceneiro Raimundo Jesus.

As estruturas do Vertedouro e da Barragem foram concluídas. A Casa de Força, localizada no lado maranhense, conta com 90% das obras civis finalizadas. Agora, o Ceste se dedica ao término da montagem da primeira unidade geradora para que sejam feitos os primeiros testes visando a operacionalização comercial no início do próximo ano.

Também participaram da visita a UHE, os ministros Marcos Zikerman (Minas Energia), Izabela Teixeira (Meio Ambiente); o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Jamil Gedeon; o vice-governador João Alberto; o vice-governador eleito Washington Oliveira (PT); o senador Edison Lobão (PMDB), o presidente da GDF Suez, Márcio Bahar, e o prefeito de Estreito, Zequinha Coelho (PDT).

*Fonte: www.oprogresso-ma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário