A Secretaria de Segurança Pública ganha uma nova arma contra o crime no estado. Na tarde desta segunda-feira, a governadora Roseana Sarney, entregará um helicoptero modelo EC145 para reforçar as operações policiais em todo o Maranhão. O estado é o primeiro da América Latina a receber o modelo. A aquisição da aeronave, que vai dar suporte ao trabalho do Grupo Tático Aéreo (GTA), é resultado de um convênio assinado pelo Ministério da Justiça (MJ). O valor investido foi de R$ 14,9 milhões. A nova aeronave será entregue no Quartel da Polícia Militar, localizado no Calhau.
Missões
Além do policiamento, a aeronave será utilizada também em missões do GTA, como: escolta e vigilância de presos, operações de erradicação de plantio de maconha, repressão a assaltos em agências bancárias, missões de resgate, apoio em combate a rebeliões no sistema prisional, e no transporte e salvamento de pacientes.
O helicóptero TAM especialidades para operações de combate e auxilio aeromédico. Possui gancho de carga, corta-cabos, filtro anti-areia, farol de busca, portas laterais corrediças, porta traseira com possibilidade de entrada e saída de macas, macas dobráveis, parte fixa de guincho de resgate, dispositivo externo para rapel e fast rope, equipamentos de comunicação e rádio-navegação, piloto automático e sistema de GPS digital.
Capacidade
O novo helicóptero tem capacidade para passageiros, sendo que dois são os pilotos e alcança a velocidade máxima de 246 Km/h.
Existem apenas 300 aeronaves similares em atividade em 32 países. Para operá-lo, quatro pilotos do Maranhão - um policial militar, um bombeiro militar e dois policiais civis - viajaram para a Alemanha, onde foram treinados por especialistas da fábrica responsável pela construção do modelo, a fim de se capacitarem para o manuseio operacional da aeronave.
O Grupo opera com três helicópteros Esquilo e três aviões, sendo dois modelos CESSNA C210 e 01 SENECA 3. O GTA atua também com um veículo blindado para intervenção tática, cinco viaturas, um caminhão tanque e um veículo descaracterizado. Utiliza armamentos, como fuzis 556, metralhadoras e pistolas ponto 40, lançador de granadas não-letais, escudos balísticos, materiais de atendimento pré-hospitalar, materiais para trabalhos em altura, materiais e armamentos individuais, entre outros equipamentos.
*Fonte:http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=67114
Nenhum comentário:
Postar um comentário