quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lula cai no golpe do emprestimo consignado

Lula cai no golpe do emprestimo consignado


Um empréstimo consignado, no valor de R$ 5.000, feito em nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está sendo investigado desde a semana passada pela Polícia Civil da cidade gaúcha de Uruguaiana (634 km de Porto Alegre).

O Ministério Público do Estado (MPE) informou nesta terça-feira (21), por meio de uma nota, que a investigação sobre o caso teve início na PF em 2007, já que o crime foi cometido contra a pessoa física do presidente da República. A PF identificou dois beneficiários no município gaúcho e remeteu o caso à polícia local.

"Realizadas as diligências investigatórias, a PF remeteu o inquérito a juízo, expondo em seu relatório que as alterações no cadastro de Luiz Inácio Lula da Silva decorreram de falhas e vulnerabilidades do sistema e não por ato criminoso", diz a nota do MPE.

Mas, segundo o promotor de Justiça Rodrigo de Oliveira Vieira, que investiga o golpe, os dados do presidente no cadastro da Previdência Social foram violados para a obtenção do empréstimo. Os estelionatários acessaram a conta de Lula relativa a uma indenização pelo tempo em que esteve preso, durante o regime militar, e direcionaram o valor para duas pessoas físicas da cidade.

O promotor acredita que mais pessoas estejam envolvidas no esquema. "Foram dois empréstimos, que totalizaram R$ 5.000. Os beneficiários já foram identificados e estão sendo investigados", disse. Ele não descartou a possibilidade de os nomes serem falsos.

Outra hipótese levantada por Vieira é a utilização de laranjas no esquema de desvio de dinheiro. Segundo o promotor, os beneficiários dos empréstimos podem ter sido vítimas do mesmo golpe que atingiu o presidente Lula. "É um ‘modus operandi’ usual na ação de hackers."


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário