terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Nível de emprego na indústria paulista cai durante o mês de novembro

Nível de emprego na indústria paulista cai durante o mês de novembro

São Paulo - Vinte e um mil trabalhadores paulistas foram demitidos durante o mês de novembro, impactando negativamente o índice de emprego aferido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp).

De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (14/12), com a eliminação das vagas pela indústria paulista de transformação, a queda no nível de emprego durante o último mês, com ajuste sazonal, foi de -0,02% quando comparado a outubro. Desconsiderada a correção sazonal, a queda chega a -0,80%.

Para as entidades responsáveis pelo levantamento, quando considerado o ajuste sazonal, o resultado (-0,02%) indica um comportamento normal para o mês se confrontados os dados históricos da pesquisa. Além do mais, desde dezembro de 2009, a indústria paulista já criou 174,5 mil postos de trabalho, uma variação positiva de 7,25%, a segunda maior dos últimos cinco anos, atrás apenas dos 8,07% registrados em 2007.

Das 21 mil demissões, 14.370 se deram em usinas de açúcar e álcool, devido principalmente ao período de entressafra da cana-de-açúcar. Ao todo, 11 setores tiveram desempenho negativo, com fechamento de postos de trabalho: produtos farmoquímicos e farmacêuticos; móveis; bebidas; impressão e reprodução de gravações; produtos de metal (com exceção de máquinas e equipamentos); produtos minerais não metálicos; produtos têxteis; coque e derivados de petróleo e de biocombustíveis; preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados; produtos alimentícios e produtos diversos.

Outros dez setores analisados pela pesquisa tiveram comportamento positivo na geração de emprego. Em números absolutos, o setor de máquinas e equipamentos foi o que apresentou o melhor resultado, com a criação de 1.532 mil novos empregos. Em seguida vieram as atividades ligadas à confecção de artigos do vestuário e acessórios (1.258 mil) e veículos automotores, reboques e carrocerias (979).

Considerados os resultados regionais, o destaque positivo ficou para as áreas compreendidas pelas diretorias regionais de Jacareí (região que mais contratou durante o mês, com uma variação positiva de 2,49% em comparação a outubro) e Baixada Santista, puxada pelo desempenho das cidades de Cubatão (1,27%) e Santos (1,24%).

Entre as regiões com desempenho negativo, Araçatuba teve o pior resultado em novembro, com queda de 7,29%. As outras duas regiões com maior redução de empregos foram Araraquara (-5,71%) e Piracicaba (-4,34%).



*Fonte:http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=67246

Nenhum comentário:

Postar um comentário