quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Montagem da primeira Unidade Geradora da Usina de Estreito é finalizada


imagem google

A descida do rotor do gerador da Unidade Geradora 01 (turbina) da Usina Hidrelétrica Estreito indica que o início da geração de energia pelo empreendimento do Consórcio Estreito Energia (Ceste) está próximo. A peça é a responsável por criar o campo magnético e induzir a energia captada pela força do eixo da turbina, que será movimentada pelas águas do rio Tocantins, e encerra a montagem do maior equipamento em dimensão e peso da primeira unidade geradora como um todo.

Apesar de ter o mesmo princípio de funcionamento de qualquer gerador elétrico utilizado para alimentar fazendas, por exemplo, o rotor do gerador da Usina de Estreito tem medidas impressionantes: 550 toneladas de peso, 13,70 metros de diâmetro, 2,20 de altura e velocidade de rotação de 69,3 RPM. Para o seu deslocamento e encaixe na turbina, foi necessária a utilização das duas pontes rolantes da Hidrelétrica de Estreito. Vale destacar ainda que a tecnologia empregada no rotor do gerador é toda nacional – com as peças produzidas pela Alston Power (Taubaté-SP), tendo sido armado na área de montagem da UHE Estreito.

O gerente geral de obras do Ceste, Adalberto Rodrigues, comenta que com a descida do rotor do gerador dá-se por encerrada a montagem do gerador da primeira unidade geradora. “Isso viabiliza o início das atividades para o fechamento da máquina, que compreende a montagem dos periféricos e da tampa da turbina. Tão logo a máquina esteja fechada, poderemos iniciar os testes a seco e com o enchimento do reservatório, os testes com água. Dessa forma, podemos prever que estaremos gerando energia a partir do inicio do ano que vem”, assegurou o gerente.

Unidade Geradora 02 – A segunda turbina da Usina de Estreito já está em sua segunda fase de montagem. Na primeira quinzena de dezembro, foi realizada a descida do rotor da turbina tipo Kaplan. Conhecida como “Árvore Kaplan”, a peça representa a parte móvel ou rotativa da turbina e vai realizar a movimentação do rotor do gerador, para então gerar energia.

Ao todo, a Usina Hidrelétrica Estreito terá oito turbinas do tipo Kaplan, com 135MW de potência cada. Quando estiver em total funcionamento, o empreendimento terá uma capacidade instalada de 1.087 MW de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de quatro milhões de habitantes.


*Fonte: www.oprogresso-ma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário