sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Unesp suspende alunos de Assis suspeitos de criar 'rodeio das gordas'

Unesp suspende alunos de Assis suspeitos de criar 'rodeio das gordas'

Dois estudantes irão cumprir suspensão de 5 dias em março de 2011.
Alunas obesas foram humilhadas em jogos estudantis no interior de SP.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) decidiu suspender por cinco dias os dois estudantes suspeitos de criar, difundir e incentivar o “rodeio de gordas”, que consistia em agarrar e montar em alunas obesas durante os jogos entre alunos da Unesp, em outubro, em Araraquara, no interior de São Paulo. Eles foram punidos nesta quinta-feira (16) pela comissão processante da direção da Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Assis da Unesp por divulgar o material discriminatório e ofensivo às alunas na internet usando o nome da universidade.

Na avaliação da comissão, houve "ato atentatório à integridade física e moral de pessoas" por parte dos estudantes da Unesp de Assis. O conteúdo foi divulgado dois dias após o encerramento do Interunesp, que ocorreu entre os dias 9 e 12 de outubro. A punição aos dois alunos será aplicada somente no próximo ano letivo, em março de 2011, quando os universitários terão de ficar cinco dias sem poder frequentar as aulas.

Um dos alunos punidos é do curso de engenharia biotecnológica e o outro cursa ciências biológicas. Eles foram citados pela Unesp como suspeitos de criar a "brincadeira" e a comunidade “Rodeio de Gorda Araraquara 2010” no Orkut. O G1 não conseguiu localizar os alunos para comentar o assunto.

O processo administrativo disciplinar contra os dois alunos de Assis foi instaurado em 28 de outubro e concluído em 9 de dezembro, após denúncias de bullying a universitárias consideradas acima do peso serem publicadas na imprensa. Elas contaram ter sido agredidas e humilhadas no Interunesp em Araraquara.

Segundo relatos das vítimas e testemunhas, no "rodeio das gordas", alunos se aproximavam das garotas fazendo perguntas, como se fossem paquerá-las. Depois, agarravam as garotas, de preferência obesas, e tentavam ficar sobre elas o máximo de tempo possível, como se estivessem em um rodeio. Ao menos 50 estudantes participaram do "jogo", segundo testemunhas informaram à reportagem.

Os agressores usaram a comunidade no Orkut para incentivar que os estudantes cronometrassem o tempo que mantinham a garota presa e para sugerir premiações para quem ficasse mais tempo sobre a menina. Há relatos de que os estudantes gritavam, dizendo "pula, gorda bandida".

Processo

Os dois alunos foram ouvidos no processo disciplinar da Unesp no dia 9 de novembro. A assessoria de imprensa da Unesp não deu detalhes dos depoimentos deles na época.

A Unesp afirmou ainda na nota do mês passado que “repudia práticas de desrespeito entre membros de sua comunidade”.

Ministério Público

O Ministério Público e a Polícia Civil em Araraquara também investigam o caso. Eles receberam a denúncia do “rodeio” por meio de cópias do site de relacionamentos, que saiu do ar, e com uma matéria de jornal sobre o jogo.

Procurada no mês passado para comentar o assunto, a promotora Noemi Corrêa informou por e-mail que o Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar a responsabilidade da Unesp e da Liga Interunesp nos fatos. “A prática denominada Rodeio das Gordas caracteriza uma violação dos direitos humanos, ante o preconceito com relação às pessoas que não se enquadram no padrão de peso imposto pela mídia e pela sociedade”, disse a promotora.
“Estamos ainda na fase de investigação, tentando localizar alunos que participaram e alunas vítimas”, informou a promotora Noemi. A Promotoria poderá decidir se a investigação resultará num termo de ajustamento de conduta, numa ação civil pública ou no arquivamento.

Além disso, há um inquérito policial instaurado pela Delegacia de Investigações Gerais (DIG) para apurar a conduta criminosa, que caracteriza a prática, por exemplo, de constrangimento ilegal, injúria e vias de fato.

O delegado Jesus Nazaré Romão, da DIG, afirmou que, além desse crime, também apura crime de ato obsceno cometido nos mesmos jogos. Imagens do evento feitas por telefones celulares e postadas na internet mostram alunas enfileiradas baixando calças, shorts e saias. As jovens ficam de calcinhas, algumas sem, rebolando e exibindo o corpo. Outros alunos filmam a cena, que se repete ao som de uma bateria e na contagem regressiva de 10 a 1.

As gravações foram feitas dentro de um ginásio de esportes em Araraquara e mostram uma espécie de “bunda-lê-lê”. Nos títulos dos vídeos hospedados no Youtube, eles são batizados de “bundão”.




*Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/12/unesp-suspende-alunos-de-assis-suspeitos-de-criar-rodeio-das-gordas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário