quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Sisu do 1º semestre de 2011 oferecerá 83 mil vagas; inscrições começam em 16 de janeiro

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) do primeiro semestre de 2011 oferecerá 83.125 vagas em instituições públicas de ensino superior. As inscrições poderão ser feitas no período de 16 a 18 de janeiro de 2011.

A oferta representa aumento de 77% em relação à edição do primeiro semestre de 2010, quando foram ofertadas 47,9 mil vagas.

Nesta quarta-feira (22), o MEC (Ministério da Educação) irá deixar disponível o ambiente virtual com todas as regras do Sisu. O sistema selecionará os candidatos por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 após a divulgação dos resultados do exame, que está prevista para ocorrer na segunda quinzena de janeiro.

As vagas estão distribuídas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais, 36 institutos federais, dois centros federais de educação, 5 universidades estaduais e a Ence (Escola Nacional de Ciências Estatísticas), ligada ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Como funciona o Sisu

As regras para o processo do primeiro semestre de 2011 serão as mesmas aplicadas na última seleção, no segundo semestre de 2010. Haverá uma etapa de inscrição, em que o candidato poderá optar por duas graduações, de acordo com sua ordem de preferência.

Durante o período de inscrições será possível alterar a inscrição, com base na nota de corte divulgada ao fim de cada dia. Cada alteração invalidará a opção feita anteriormente.

Ao final das inscrições, serão realizadas três chamadas e, em cada uma delas, o candidato terá um prazo para efetuar a matrícula na instituição em que foi selecionado. Os selecionados na primeira opção não serão convocados nas chamadas posteriores – nem mesmo aqueles que não fizeram a matrícula.

Ao final das três chamadas, caso ainda haja vagas, as instituições convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.



*Fonte:http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/12/22/sisu-do-1-semestre-de-2011-oferecera-83-mil-vagas-inscricoes-comecam-em-16-de-janeiro.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário