Dia Mundial da Aids
Mensagem de Bani Ki-moon, Secretário-Geral das Nações Unidas
O próximo ano marcará o 30º aniversário da epidemia da AIDS. Este etapa oferece um momento para refletir – e para renovar nossa determinação.
Durante as últimas três décadas, a AIDS tem causado imenso sofrimento e morte. Mas outra história se desenrolou ao longo dos anos, a da comunidade global que se une com paixão para agir e salvar vidas. Estes esforços estão fazendo uma diferença real no mundo inteiro.
Menos pessoas estão infectadas com o HIV. Milhões de pessoas tiveram acesso ao tratamento do HIV. Mais mulheres são capazes de impedir que seus bebês sejam infectados com o vírus. As restrições de viagens para pessoas vivendo com o HIV estão sendo suspensas em muitos países, à medida que o estigma dá lugar – ainda muito lentamente – à compaixão e ao reconhecimento dos direitos humanos.
Com empenho e solidariedade, esse movimento está ajudando o mundo a mudar a página da epidemia de AIDS. Alcançamos finalmente a primeira parte do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 6 – detendo e começando a reverter a propagação do HIV. Temos que continuar a traçando um novo e ousado caminho à nossa frente.
Nosso objetivo comum é claro: o acesso universal à prevenção, tratamento, cuidados e apoio. Temos também de trabalhar para tornar a resposta à AIDS sustentável.
Após três décadas de crise, vamos definir nossas metas de alcançar “os três zeros” – zero em relação a novas infecções pelo HIV; a discriminação zero; e zero mortes relacionadas à AIDS. Neste Dia Mundial da AIDS, comprometamo-nos a trabalhar juntos para concretizar essa visão para todos os povos do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário