quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Polícia Federal faz varredura na casa de ex-diretores do Banco PanAmericano

Polícia Federal faz varredura na casa de ex-diretores do Banco PanAmericano

São Paulo - Agentes da Polícia Federal (PF) iniciaram nesta quinta-feira (16/12) uma operação para cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, Fausto de Sanctis, para esclarecer a fraude no Banco PanAmericano.

Por meio de nota, a Polícia Federal informou que as investigações do caso entraram em uma nova etapa após o órgão ter recebido documentos do Banco Central. Com base nos dados analisados foi solicitada a autorização da Justiça para realizar buscas e apreensões nas casas dos principais ex-diretores estatutários do Banco PanAmericano.

“Acredita-se que ainda possam ser encontrados indícios dos crimes financeiros apontados pelo Banco Central, provas da autoria e, também, documentos que levem ao rastreamento da quantia bilionária supostamente desviada do banco”, assinala a nota da PF.

Ainda de acordo com o comunicado, os principais crimes investigados são gestão fraudulenta, indução de investidor ao erro, inserção de elemento falso em demonstrativos contábeis, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. As penas somadas podem chegar a 37 anos de prisão. Os nomes dos suspeitos não foram mencionados.

O Banco PanAmericano, pertencente ao Grupo Silvio Santos, recebeu um aporte de R$ 2,5 bilhões do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para cobrir um rombo na contabilidade de operações de crédito. O banco havia vendido carteiras de crédito a instituições financeiras de grande porte, mas continuava a registrar essas operações como ativos, como se a venda nunca tivesse ocorrido. A fraude aumentava os lucros do PanAmericano.



*Fonte:http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=67435

Nenhum comentário:

Postar um comentário