segunda-feira, 18 de julho de 2011

Unisulma participa das discussões do 1º Seminário do Plano Nacional de Educação

Na última sexta-feira, 15, a Câmara Municipal de Imperatriz foi sede do 1º Seminário do Plano Nacional de Educação. O projeto de lei, PNE, define as diretrizes da educação nacional para os próximos 10 anos e, na oportunidade, foi aberto um espaço para o diálogo entre os profissionais da educação e deputados que fazem parte da Comissão Especial do Plano.

A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes do legislativo, executivo e governo do estado. O prefeito Sebastião Madeira deu início às atividades e ressaltou a importância do debate, principalmente quando o seminário coincide com o aniversário de 159 anos de Imperatriz. “Nossa cidade está em um momento de desenvolvimento notável. É essencial que a educação acompanhe o ritmo de crescimento visto nos outros setores”

Os deputados Gastão Vieira (Presidente da comissão especial do PNE
PMDB) e Ângelo Vanhoni (Relator da Comissão Especial do PNE
PT-PR) apresentaram as propostas do projeto e as deficiências da educação nacional que pretendem sanar.

O Plano Nacional de Educação já foi aprovado anteriormente, entretanto, não conseguiu resolver os problemas colocados em discussão. “Em vista disso, temos a segunda proposta do PNE que será votada em breve. Entretanto, isso não significa que o primeiro projeto de lei de nada serviu”, explicou o deputado Gastão Vieira. “O país caminhou, independentemente do sucesso ou fracasso do primeiro plano”.

O vice-presidente da Unisulma, Dimas Salustiano, fez uma apresentação onde apontou algumas deficiências da educação em nossa região, as dificuldades vivenciadas em pequenos municípios e até mesmo nas principais cidades do estado. Lembrou que Imperatriz serve com instituições de ensino superior, o norte do Tocantins, o sul do Pará e o sudeste do Maranhão. Além disso, propôs a implantação de cursos de mestrado para os profissionais de nosso estado com sede nos demais municípios, não só na capital.

Logo após as apresentações, foi aberto espaço para debate entre os deputados e professores presentes. A classe de educadores, que está diretamente ligada ao projeto, teve espaço para questionar alguns pontos, criticar, fazer proposições de melhorias e expor suas opiniões. O deputado Ângelo Vanhoni ressaltou a importância desse diálogo entre o legislativo e o corpo docente, “Vamos votar a lei mais importante para o nosso país”. (Guilherme Barros - Estagiário/ASCOM)

*Fonte: www.unisulma.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário