terça-feira, 5 de julho de 2011

Número de embarques em voos no Brasil aumenta 22%

O número de embarques em voos no Brasil cresceu 22% entre 2009 e 2010. Em mais de 90% dos casos, ao longo do ano passado, todas as etapas de voo previstas – medidas pelo índice de regularidade – foram cumpridas. Em dezembro, período de férias, apenas 74,3% dos voos foram considerados pontuais. Maio foi o mês que apresentou maior índice de pontualidade: 87,7%. Os dados constam do Anuário do Transporte Aéreo, publicado ontem (4) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No quesito pontualidade, 2010 começou com o índice em 79,4%. Atingiu o ápice em maio (87,7%) e, em julho, também período de férias, caiu para 82,8%. Esse percentual se manteve sem grandes variações até novembro, na faixa dos 82%. Em dezembro, outro período de férias, foi registrada queda para 74,3%.

Ao longo de todo o ano de 2010, o índice de regularidade dos voos se manteve entre 90% e 95%. Ele é responsável por avaliar, entre outros procedimentos das empresas, o percentual de voos não cancelados.

O estudo considera pontuais os voos domésticos cuja “partida dos motores” ocorra até 15 minutos após a hora prevista, ou que a “parada dos motores”, após a chegada ao destino, ocorra com atraso máximo de 15 minutos. No caso dos voos internacionais, são pontuais os voos cuja partida ou a chegada ocorram com até 30 minutos de atraso.

Entre os aeroportos menos pontuais estão três do Pará: Itaituba, com apenas 15%; Oriximiná, com 19% e Almerim, com 29%. Já os mais pontuais foram os de Campinas (SP), com 88% de pontualidade; Santos Dumont (RJ) e Confins (MG), ambos com 87%.

O aeroporto que apresentou maior número de decolagens, tanto para voos nacionais como para internacionais, foi o de Guarulhos (SP), com pouco mais de 80 mil decolagens para destinos nacionais e quase 30 mil para destinos internacionais.

Ainda em São Paulo, o Aeroporto de Congonhas registrou cerca de 75 mil decolagens de voos nacionais, e o de Brasília, 70 mil - também para voos nacionais. O segundo aeroporto a apresentar maior número de voos internacionais foi o do Galeão (RJ), com cerca de 8 mil decolagens.

A Anac informa que 94% das decolagens foram de voos nacionais, e 6% internacionais. Os Estados Unidos continuam sendo o principal destinos internacional dos voos originários no Brasil. Para lá foram cerca de 3,24 milhões de passageiros, somando os números das empresas aéreas estrangeiras e nacionais.

No entanto, o destino que apresentou maior crescimento entre 2009 e 2010 foi a Argentina, Em 2009, esse foi o destino de cerca de 2 milhões de passageiros. Em 2010, o número aumentou para 2,77 milhões.

De acordo com o anuário – que reúne dados estatísticos e econômico, a fim de subsidiar pesquisas, estudos e análises mais abrangentes sobre o setor da aviação civil brasileira – foram registrados 74 milhões de embarques no país feitos exclusivamente por empresas aéreas nacionais. Destes, 71 milhões são voos domésticos e pouco mais de 2 milhões são voos internacionais.

O documento apresenta informações revisadas e consolidadas de 31 companhias aéreas brasileiras e ainda,de 57 empresas estrangeiras que fazem voos de passageiros e carga com origem ou destino no Brasil.

Os dados podem ser usados para o planejamento dos setor, de forma a melhor direcionar investimentos e definir políticas públicas mais eficientes. Servem também de base para a tomada de decisões estratégicas como prospecção de mercado, planejamento de frota e ações concorrenciais. (Pedro Peduzzi-Repórter da Agência Brasil)

*Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário