sexta-feira, 22 de julho de 2011

Formuladores do banco de itens do Enade devem se cadastrar até quarta-feira

Testes serão usados para compor as provas do Enade deste ano, que ocorre no dia 6 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu, nesta semana, o período de cadastramento de professores interessados em elaborar ou revisar itens para o Banco Nacional de Itens (BNI) da educação superior. Os testes serão usados para compor as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano, previsto para ocorrer no dia 6 de novembro. As inscrições devem ser feitas pela internet, até a próxima quarta-feira (27).

Para se cadastrar, o candidato deve apresentar diploma de graduação emitido e registrado por instituição de educação superior credenciada pelo Ministério da Educação e exercer atividade docente na área escolhida. A formação acadêmica mínima exigida depende de cada área de abrangência avaliada pelo Enade de 2011, descrita no anexo dois do Edital nº 8/2011 do Inep.

Os inscritos com melhor pontuação serão convocados para participar de curso de capacitação, a ser realizada pelo Inep, de 8 a 13 de agosto, em Brasília. Durante o curso, serão informados sobre normas, procedimentos e critérios técnicos necessários para a elaboração e revisão de itens.

Para a capacitação deste ano, os cursos avaliados pelo Enade de 2011 estão reunidos em três grupos. Cada grupo qualificará os professores em dias diferentes — ao fazer a inscrição, o candidato será informado sobre as datas. Somente depois de participar das atividades desenvolvidas na qualificação o professor será considerado apto a elaborar ou revisar as questões. Durante a formação, os participantes assinarão termo de conhecimento, compromisso e sigilo.

Os professores qualificados vão elaborar e revisar itens para organizar 34 provas. O Enade de 2011 é composto por 26 áreas de abrangência — a área de engenharia compreende oito grupos de cursos.

Provas

O exame será aplicado em 6 de novembro, em todo o território nacional, e avaliará cerca de 400 mil estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia; de bacharelado ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

A partir deste ano, os alunos ingressantes em cursos de graduação serão avaliados com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2009 e 2010.

*Fonte: www.imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário