quinta-feira, 7 de julho de 2011

Refinaria Premium I retoma obras de terraplenagem em Bacabeira

Refinaria Premium I retoma obras de terraplenagem em Bacabeira


Passado o período intenso de chuvas no primeiro semestre no Maranhão, as obras de terraplenagem da Refinaria Premium I, da Petrobras, na cidade de Bacabeira, foram retomadas esta semana pelo consórcio GSF, formado pelas empresas Galvão, Serveng e Fidens. O prazo previsto para a conclusão desta etapa é janeiro de 2012.

No início desta semana, mais de 1.200 profissionais foram contratados e um contingente de mais de 900 estão em processo de recrutamento para trabalhar no local. Deste total, cerca de 70% são trabalhadores maranhenses das cidades de Bacabeira, Rosário, Santa Rita, São Luís e outras localidades.

A construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira, município distante 60 Km de São Luís, está orçada em cerca de US$ 19,8 bilhões. O empreendimento, considerado o maior das Américas, quando em operação irá processar 600 mil barris/dia de petróleo.

Paralelo aos serviços de terraplenagem, serão realizadas obras de drenagem e de acesso ao empreendimento, o que inclui 25 quilômetros de canais e nove pontes de concreto dentro do terreno da refinaria. "Ao todo, nós vamos ter aqui na área 45 frentes de trabalho no pico da obra", informou o diretor do consórcio GSF, Roberto Porto.

A terraplenagem da refinaria foi iniciada em meados do ano passado. Em dezembro, com o início do período chuvoso, os trabalhos foram reduzidos. As obras, a partir deste mês de julho, estão sendo retomadas e o ritmo deve ser acelerado neste semestre. No ápice desta fase, 2.800 pessoas deverão trabalhar na construção do empreendimento.

A terraplenagem prepara o terreno para receber a etapa seguinte, que será a montagem eletromecânica da refinaria, prevista para iniciar em 2013. Quando estiver no pico da construção, previsto para 2013, a obra da refinaria deverá mobilizar um contingente de aproximadamente 26 mil trabalhadores.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, a Refinaria Premium I é um dos principais projetos do novo ciclo de desenvolvimento que vive o Maranhão. "Esta é uma obra importante não só para o Maranhão, mas para toda a economia brasileira, pelo seu porte e capacidade de gerar e induzir resultados em todas as frentes: empregos, impacto no crescimento do PIB e na renda dos maranhenses devido à demanda por materiais e serviços", observou o secretário.

A operação da primeira etapa da refinaria está prevista para iniciar no final de 2014. O cronograma oficial ainda deverá ser anunciado pela presidência da Petrobras.


*Fonte:http://www.oprogresso-ma.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário