segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bumba-meu-boi do Maranhão: Iphan pede registro como patrimônio cultural

O Departamento de Patrimônio Imaterial – DPI, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, abriu prazo para a manifestação da sociedade sobre o pedido de inscrição do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão no Livro de Registro das Celebrações. O comunicado está publicado no Diário Oficial da União – DOU, de 24 de junho de 2011, com prazo de 30 dias para a manifestação que deve ser enviada por correspondência para o novo endereço da presidência do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural – Presidente – SEPS, 713/913 bloco D, Edifício Lucio Costa , 5º andar – Brasília – Distrito Federal – CEP: 70390-135.

A proposta de registro do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil foi apresentada em 2008 pela Comissão Interinstitucional de Trabalho. O grupo é composto pela Superintendência do Iphan no Maranhão, Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Municipal de Cultural, Comissão Maranhense de Folclore, Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular da UFMA, representantes dos Grupos de Bumba-meu-boi dos Sotaques da Baixada, Matraca, Zabumba, Costa-de-mão, Orquestra e de Bois Alternativos e representantes e membros de grupos de Bumba-meu-boi e da comunidade.

O Bumba-meu-boi é uma festa tradicional onde a figura do boi é o elemento central. Reúne também outras manifestações culturais e, por isso, é chamado de complexo cultural. Muitas vezes definido como um folguedo popular, o Bumba-meu-boi extrapola a brincadeira e se transforma em uma grande celebração tendo o boi como o centro do seu ciclo vital e o universo místico-religioso. Profundamente enraizado no cristianismo e, em especial, no catolicismo popular, o Bumba-meu-boi envolve a devoção aos santos juninos São João, São Pedro e São Marçal. Os cultos religiosos afrobrasileiros do Maranhão também estão presentes na celebração, como o Tambor de Mina e o Terecô, caracterizando o sincretismo entre os santos juninos e os orixás, voduns e encantados que requisitam um boi como obrigação espiritual.

As apresentações dos Bois ocorrem em todo o estado do Maranhão e durante todo o ano, mas concentram-se durante os festejos juninos. Seu ciclo festivo e de apresentações pode ser dividido em quatro etapas: os ensaios, o batismo do boi, as apresentações e a morte. O Bumba-meu-boi do Maranhão comporta, ainda, diversos estilos de brincar, os sotaques, com destaque para a Baixada, a Matraca, a Zabumba, a Costa-de-mão e a Orquestra, entre as muitas variações de estilo, além dos Bois alternativos. Alguns aspectos caracterizam a celebração como o boi, a festa, os rituais, a devoção aos santos, as músicas, as danças, as performances dramáticas, os personagens, os artesanatos e ofícios, os instrumentos e o caráter lúdico. Desta forma, a celebração articula várias formas de expressão e saberes, o que torna o Bumba-meu-boi uma manifestação com grande capacidade de mobilização social, reforçando laços de solidariedade entre os brincantes e contribuindo com a reconstrução da identidade social e cultural.



Mais informações

Assessoria de Comunicação Iphan
(61) 2024-6187 / 2024-6194
www.iphan.gov.br / www.twitter.com/IphanGovBr

Fonte: Ascom/ Iphan-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário