segunda-feira, 25 de julho de 2011

Estudantes da UFMA lançam documentário em São Paulo

O filme relata o conflito entre os quilombolas e o Programa Espacial Brasileiro, em Alcântara.

O documentário "Céu Sem Limites" (2011) será lançado na noite desta segunda-feira (25), Cine Livraria Cultura, na avenida Paulista, em São Paulo.

O filme é um ensaio antropólogico sobre o conflito que dura mais de 30 anos entre os quilombolas e o Programa Espacial Brasileiro, feito em parceria com a Ucrânia, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), situado no município de Alcântara, a 50 Km da capital maranhense.

O documentário conta a história de aproximadamente 3 mil famílias de remanescentes de quilombos que vivem na área considerada a melhor do mundo para lançamento de foguetes. Lá está sendo construído o CLA (Centro de Lançamento de Alcântara). Por causa da proximidade com a linha do Equador, os lançamentos de lá economizam combustível. Parte das famílias quilombolas foi deslocada para áreas vizinhas ""apesar de a terra quilombola ser garantida pela Constituição de 1988. Quem fica convive com a rotina militar dos testes no CLA.

O documentário percorre hábitos e crenças dos moradores. Os 70 minutos do filme foram construídos com a comunidade e tiveram participação de alunos de comunicação da UFMA (Universidade Federal do Maranhão).

De acordo com Eliane Caffe, diretora do filme, "o importante foi garantir no documentário o processo de criação coletiva". Ela passou três meses gravando em povoados de Alcântara.

*Fonte: www.imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário