terça-feira, 22 de março de 2011

Bolsas da Ásia fecharam em alta por progresso em usina no Japão

Bolsas da Ásia fecharam em alta por progresso em usina no Japão

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em alta e o mercado japonês avançou mais de 4% nesta terça-feira, com notícias de progresso na estabilização de uma usina nuclear danificada pelo terremoto no Japão, enquanto a alta do iene deixava operadores alertas para mais intervenções de bancos centrais.

O forte fechamento das Bolsas dos Estados Unidos, após a proposta da AT&T para comprar uma unidade da Deutsche Telecom, também deu suporte às ações da Ásia.

"As ações estão se recuperando com a redução do temor nuclear no Japão, com as últimas notícias indicando progresso constante no conserto da usina nuclear", disse Kwak Joong-bo, analista de mercado da Samsung Securities, em Seul.

Em Tóquio, o índice Nikkei subiu 4,4%, fechando perto da máxima do dia.

O Nikkei acumula perda de 6,3% desde o fechamento de 11 de março, quando o nordeste do Japão foi abalado por um terremoto de 9 graus de magnitude e um tsunami de 10 metros de altura. O desastre deixou ao menos 21 mil pessoas mortas ou desaparecidas, e danificou uma usina nuclear.

Às 8h05 (horário de Brasília), o índice das ações da região Ásia-Pacífico, exceto Japão, subia 0,74%, impulsionado pela alta do Dow Jones e do S&P 500 em Nova York.

Os mercados asiáticos com exceção do Japão recuperaram todas as perdas registradas após o terremoto.

Em Hong Kong, o mercado subiu 0,76%, a Bolsa de Taiwan avançou 0,48% e o índice referencial de Xangai ganhou 0,34%. Cingapura encerrou em alta de 0,64%, equanto Sydney fechou quase estável, com um leve ganho de 0,01%.

Grandes bancos centrais do mundo gastaram mais de US$ 30 bilhões para fazer o iene cair abaixo de 80 por dólar, a primeira intervenção coordenada desde 2000. Operadores disseram que o Banco do Japão pode intervir novamente se o dólar voltar a 80 ienes.



*Fonte:http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=75767

Nenhum comentário:

Postar um comentário