quarta-feira, 16 de março de 2011

Chefe da agência nuclear da ONU vai ao Japão avaliar risco à usina

Chefe da agência nuclear da ONU vai ao Japão avaliar risco à usina

Acontecimentos em Fukushima Daiichi são 'muito sérios', diz Yukiya Amano.
Houve danos no núcleo de três reatores após terremoto seguido de tsunami.

Os novos acontecimentos na usina nuclear de Fukushima Daiichi são "muito sérios", disse nesta quarta-feira (16) o chefe da agência nuclear da ONU, Yukiya Amano.

Amano, que é um veterano diplomata japonês, anunciou que vai visitar o país nesta quinta para obter mais dados sobre a situação.

"Quero ver como podemos ajudar melhor o Japão", disse em Viena, na Áustria.

Ele afirmou que foram confirmados danos no núcleo de três reatores da usina, bastante afetada pelo terremoto de magnitude 9 seguido de tsunami que atingiu a costa japonesa no dia 11. Mas disse que ainda é cedo para dizer que a situação está "fora de controle".

As autoridades japonesas tentam resfriar os reatores 3 e 4 para evitar um acidente maior que possa provocar um vazamento radioativo de grande escala.

O que mais preocupa é a situação de uma piscina que armazena combustível nuclear usado no complexo de reatores, segundo a agência nuclear da ONU.

"Autoridades japonesas reportaram preocupações com a condição de uma piscina de combustível nuclear usado nas unidades 3 e 4 da usina Fukushima Daiichi", disse a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em nota.

Segundo o comunicado, o ministro da Defesa do Japão anunciou que helicópteros são utilizados para jogar água sobre o reator número 3, e que as autoridades também estão se preparando para jogar água na unidade 4 a partir de posições em terra.


VALE ESTE MAGNITUDE REVISADO - Entenda o terremoto no Japão (Foto: Arte/G1)
 
 
*Fonte: http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/chefe-da-agencia-nuclear-da-onu-vai-ao-japao-avaliar-risco-usina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário