sexta-feira, 18 de março de 2011

Seminário de Resíduos Sólidos prossegue hoje com a realização de palestras e de oficinas

Seminário de Resíduos Sólidos prossegue hoje com a realização de palestras e de oficinas

O evento foi aberto ontem com as presenças de autoridades e participantes de 18 municípios

Prossegue por todo o dia de hoje (18) a programação do I Seminário de Resíduos Sólidos e Urbanos da Mesorregião Tocantina em Imperatriz (SERESU), com a realização de palestras e oficinas. O evento, que tem como tema central “Lixo, responsabilidade de todos”, começa nesta manhã com a palestra “Coleta seletiva e reciclagem como ferramenta de inclusão social”, que será ministrada pelo professor Paulo Roberto da Silva Ribeiro.

Ainda pela manhã, Luis Henrique da Silva, catador de materiais recicláveis e membro da equipe de Articulação Nacional do Movimento de Catadores, abordará o tema “Experiência dos municípios em coleta seletiva”. Ainda pela manhã, mesa redonda com o tema “Experiências municipais em gestão de resíduos sólidos”. À tarde, o médico Antonio Dantas Júnior discorre sobre “O papel da incineração no tratamento dos resíduos sólidos de saúde e industriais”.

Abertura - A abertura oficial do evento ocorreu na manhã de ontem (17) com apresentação teatral, a formação da mesa, seguida de palestras e mesa redonda. Estão participando do evento pessoas ligadas às questões ambientais de 18 municípios do Maranhão, Pará e Tocantins, os quais lotaram as dependências do Palácio do Comércio, local em que está se realizando o evento.

Participaram da mesa, o secretário municipal do Meio Ambiente, Enéas Nunes Rocha, que representou o prefeito Sebastião Madeira; Aurelina Machado (Cáritas Brasileira), o promotor de Meio Ambiente, Jadilson Cerqueira; o vice-prefeito de Açailândia, Antonio Erismar de Castro; o vice-prefeito de Porto Franco, Aderson Marinho; Luis Salani (ACII), Padre Ailton Franeas (Diocese de Imperatriz), Miriam Reis (Sedes), Rubeny Brígida (Sepluma), Ivanice Falcão (COMMAM) e Josué Ferreira Lima (Ascari).

Pronunciamentos – Primeira a se pronunciar, a secretária adjunta da Sepluma, Rubeny Brígida, falou sobre a importância de se discutir um tema que preocupa Imperatriz, a região e todo o mundo. Representando a ACII, o diretor Luis Salani afirmou que a entidade empresarial cumpre sua função social cedendo seu espaço para esse seminário, por também se preocupar com a destinação final do lixo.

Padre Ailton Franeas justificou a ausência do Bispo Dom Gilberto Pastana ressaltando que a Igreja Católica está preocupada com essa questão, “tanto que o tema da Campanha da Fraternidade deste ano é a questão ambiental”. Vice-prefeito de Açailândia, Antonio Erismar afirmou que a sociedade está diante de um desafio, “que nos obriga a uma discussão profunda que é o caso do lixo”.

Por sua vez, o vice-prefeito Aderson Marinho Filho lembrou que seu município trouxe uma grande delegação “porque o prefeito Deoclides Macedo também se preocupa com essa problemática”. Aurilene Machado, da Cáritas Brasileira, em discurso vibrante, observou que a Cáritas é um órgão da CNBB que atua há 54 anos na defesa dos menos favorecidos. Ela lembrou que a Cáritas cumpre um novo papel que é organizar os catadores de lixo em torno de uma entidade representativa.

O promotor Jadilson Cerqueira lembrou que Imperatriz se destaca em discutir ações de políticas públicas, “principalmente em torno da conscientização e educação ambiental”. O vereador Luis Gonçalves da Costa, que representou o legislativo municipal, afirmou que a Câmara tem travado debates em torno das questões ambientais, notadamente no que diz respeito ao lixo. “Portanto, o lixo tem que ter uma destinação correta para que tenhamos uma cidade limpa e aprazível”.

Ao encerrar o ciclo de pronunciamentos, o secretário Enéas Rocha disse que não lhe empolgava a quantidade e a qualidade dos participantes. “Empolgo-me pela responsabilidade de colocar em prática as discussões que serão travadas durante este seminário”. Enéas Rocha destacou que “a questão em debate é uma preocupação do prefeito Sebastião Madeira, que tem feito de tudo para conscientizar as pessoas da necessidade de termos uma cidade limpa”.

O secretário enalteceu a parceria da Sepluma com a Cáritas Brasileira e com segmentos da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, ressaltando que a prefeitura já está implementando na cidade a coleta seletiva do lixo. “Mas isso só está sendo possível graças às nossas parcerias, notadamente da Ascari (Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos) formada por verdadeiros empreendedores”, concluiu.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário