sexta-feira, 18 de março de 2011

Câmara e Senado querem discutir Usinas nucleares no Brasil

Câmara e Senado querem discutir Usinas nucleares no Brasil


O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira, vai propor ao presidente do Congresso, José Sarney, a criação de uma comissão mista para analisar e definir os critérios para a construção de usinas nucleares no Brasil. E já conversou com outros parlamentares, especialmente aos ligados à área de meio ambiente. A preocupação envolve elaboração de um plano de contingência e segurança de novas usinas. A Constituição Federal de 1988 determina que a autorização para a construção de novas usinas deve ser por lei federal, passando, portanto, pelo Congresso Nacional.

Além disso o ministro da área será ouvido sobre o problema. Edson Lobão falará no Senado sobre os quatro projetos de construção de usinas nucleares no Brasil especialmente sua segurança. Audiência pública a respeito foi aprovada ontem pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, mediante proposta de senadores, tal a repercussão do ocorrido no Japão.

Apesar de a geologia do Brasil ser bem diferente, os senadores querem conhecer a segurança e continuidade do projeto nuclear brasileiro. Para o senador Jorge Viana, por exemplo, o acidente no Japão mostra que os mecanismos de segurança podem não ser tão seguros. No Brasil, segundo Viana, mais de dois por cento da energia provém de fonte nuclear, por isso sugeriu também a presença do presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva no Senado, para falar sobre os procedimentos de segurança à sociedade brasileira.

Grupo criado

O governo já criou também um grupo interministerial para acompanhar a crise nuclear no Japão, revelou o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. O objetivo é que o grupo faça acompanhamento constante das medidas internacionais de segurança que devem ser tomadas após o acidente. Diz ele que não há nenhum tipo de registro de problema nas duas usinas nucleares, mas garantiu que as medidas de segurança serão reforçadas.


*Fonte:http://www.guiademidia.com.br/acessar_jornal.htm?http://www.tribunadotocantins.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário