sexta-feira, 1 de abril de 2011

Projeto Brincando com a Comunidade utiliza esporte como ferramenta de inclusão social

Brincando com a comunidade é o nome do projeto que a Professora Nhadya Brito coordena e executa juntamente com os alunos do 5º período de Educação Física. Tendo duas edições por ano, as atividades funcionam como avaliação para a disciplina de Práticas Pedagógicas – aqui os alunos desenvolvem o conhecimento gerado em Esporte, Jogos e Brincadeiras, Dança, Ginástica e Lutas.

A primeira edição foi realizada no segundo semestre de 2007. A cada semestre temos uma edição do projeto, que tem duração de dois meses onde o mesmo grupo de acadêmicos e alunos participam de diversas atividades. As visitas das crianças acontecem duas vezes por semana, e a cada dia uma modalidade é praticada (esporte, jogos e brincadeiras, danças...) e após cinco dias os alunos participam de uma gincana onde colocarão em prática tudo que aprenderam.

Além da gincana há espaço para prática de esportes novos, normalmente não conhecidos pelos alunos. Nesta edição serão apresentados: o badminton, corfebol e o tchoukball. Alguns possuem materiais próprios para a execução que não estão disponíveis na instituição, porém, com improviso, a professora e a turma disponibilizam as modalidades para as crianças.

E após as atividades no ginásio acontecem também os jogos aquáticos, realizados na piscina da UNISULMA e que, como nas brincadeiras tradicionais, depois de duas ou três semanas de atividades temos outra gincana para colocar em prática tudo que se aprendeu e realizar uma disputa saudável. No fim da programação os alunos recebem medalhas com premiação especial para professor destaque e criança mais comportada.

O projeto visa preparar os acadêmicos para aquilo que será vivenciado no estágio ou já na atuação como professores, lidar com crianças, passar de maneira compreensível as regras das modalidades, conseguirem manter a ordem mesmo com um número grande de alunos, difundir a idéia de inclusão para que todos possam participar.

As alunas Samila Carvalho e Maria Francizelma, ambas do 6º período de Educação Física participaram da última edição do Brincando com a Comunidade e disseram ter sido uma ótima experiência, que possibilitou colocar em prática tudo que é visto em sala de aula e nas aulas práticas anteriores, que se assemelha a um estágio, porém com intervenção direta da Profª Nhadya que ajuda a solucionar problemas e também ajuda na execução das tarefas.

De acordo com o crescimento do projeto é esperado que novas modalidades sejam apresentadas e que o projeto tenha um maior alcance, podendo trazer crianças de comunidades mais afastadas e carentes.

As inscrições serão realizadas no dia 05 de abril e a partir do dia 08, ainda este mês, as atividades serão iniciadas.

*Fonte: www.unisulma.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário