sexta-feira, 15 de abril de 2011

Programa “Capacitar” lançado ontem pela Suzano e parceiros vai capacitar, gratuitamente, 5.600 operários

Lançado oficialmente, na manhã de ontem (14), pela Suzano Celulose e Parceiros, o programa Capacitar, para capacitar e qualificar profissionais de nível fundamental e médio para o mercado de trabalho. A princípio, a ideia é que tais trabalhadores sejam absorvidos pela Suzano Papel e Celulose e empresas parceiras.

Ao evento de lançamento, que ocorreu no auditório do Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCII), participaram representantes dos órgãos públicos e empresas privadas parceiras na iniciativa, como a Prefeitura de Imperatriz, o Governo do Estado, a Suzano Papel e Celulose, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Sindicatos Patronal e da Industrial da Construção Civil.

Ao todo, serão oferecidas mais de 5.600 vagas, para as áreas de construção civil e montagem industrial. Segundo o presidente da Suzano, Antonio Maciel Neto, a iniciativa tem por objetivo valorizar a mão-de-obra local.

“Em um empreendimento de grande porte como esse, normalmente se traz muita gente de fora. Se a empresa chega aqui para começar a obra e não tem eletricista, carpinteiro, soldador e outras profissões, eles trazem [esses profissionais] de fora. Depois esse pessoal vai embora e fica pior do que estava antes. Nós vamos treinar pessoas em um curso gratuito de mais de 200 horas. Esses profissionais vão ser mantidos em um cadastro e, quando as empresas que vão trabalhar com a Suzano chegarem, eles vão poder contratar esse pessoal”, afirmou.

O secretário de Indústria e Comércio do estado, Maurício Macedo, destacou a importância de a empresa estar qualificando a mão-de-obra apenas para as áreas que pretende empregar. “É importante por se estar formando mão-de-obra técnica voltada para [a obtenção do] emprego. Não adianta você formar pessoas para áreas que o mercado não necessita. Você estaria formando desempregados mais qualificados”, argumentou.

*Fonte: www.oprogresso-ma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário