A abertura ocorrerá às 15h, na Praça Gonçalves Dias; o encerramento no dia 18, no Arthur Azevedo.
Um evento feito na medida para os amantes da boa leitura. A II Semana do Livro Infantil e Juvenil movimentará espaços de cultura de São Luís com vasta programação. A abertura será nesta quarta-feira (13), das 15h às 19h, na Praça Gonçalves Dias (Centro), e o encerramento ocorrerá no Teatro Arthur Azevedo (Centro), no mesmo horário, na segunda-feira (18), Dia Nacional do Livro Infantil.
As atividades também serão realizadas no Viva Vinhais, na quinta-feira (14), das 15h às 19h; no Viva Renascença, na sexta-feira (15), das 8h30 às 12h; no Largo do Desterro, no sábado (16), das 15h às 19h; e na Lagoa da Jansen, no domingo (17), das 15h às 19h. A II Semana do Livro Infantil e Juvenil é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Biblioteca Pública Benedito Leite.
A programação inclui atividades como Hora do Conto, exposição de livros, performances, dramatização, jogos literários, concursos literários e animação cultural. O evento terá o reforço do Carro Biblioteca, que dispõe de acervo com mais de mil livros.
Entre os destaques do roteiro, estão a Oficina de Criatividade, ministrada pela artista plástica Babula e na qual as crianças confeccionam livros, brinquedos e jogos com papel reciclado; e a Oficina Geopoética de Primavera, com a arte-educadora e ambientalista Kátia Dias. Na atividade, os participantes terão informações cartográficas e históricas sobre aspectos da identidade cultural da Estônia, país de Oskar Luts, autor do livro “Kevade”, que inspirou Kátia Dias no desenvolvimento da oficina.
Haverá ainda a apresentação do espetáculo teatral “Fio de Histórias”, baseado na mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil de 2011 (2 de abril), O Livro Recorda. A peça é encenada pela atriz e pedagoga Silvana Cartágenes e promove interação do público com o mundo da literatura.
O encerramento da II Semana do Livro Infantil e Juvenil ocorrerá no Dia Nacional do Livro Infantil. Para marcar a data, a programação do evento incluirá ainda uma performance com o ator Lauande Aires e entrega de kits de livros aos estudantes premiados em concursos de histórias.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, numa homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil. Ele é autor de inesquecíveis histórias infantis, entre as quais “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília marcaram a história da literatura infantil no país.
II Semana do Livro Infantil e Juvenil
Quarta-feira, dia 13
Praça Gonçalves Dias (Centro) - 15h às 19h
Quinta-feira, dia 14
Viva Vinhais - 15h às 19h
Sexta-feira, dia 15
Viva Renascença - 8h30 às 12h
Sábado, dia 16
Lago do Desterro - 15h às 19h
Domingo, dia 17
Lagoa da Jansen - 15h às 19h
Segunda-feira, dia 18
Teatro Artur Azevedo - 15h às 19h
As informações são da Secretaria de Comunicação do governo do Maranhão.
*Fonte: www.imirante.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário