terça-feira, 19 de abril de 2011

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda

Vacina é para idosos com mais de 60 anos, gestantes, indígenas e crianças de seis meses a dois anos.

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem início na próxima segunda-feira (25) e esse estende até 13 de maio, tendo 30 de abril com o Dia de Mobilização Nacional. Na campanha, além dos idosos com 60 anos e mais de idade, os trabalhadores de saúde das Unidades que fazem atendimento para a influenza, as gestantes, e os povos indígenas, a vacinação será ampliada para as crianças na faixa etária de seis meses a dois anos.

A fim de garantir o acesso universal da população alvo às vacinas, tendo como meta, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças, apresentará as estratégias da campanha para profissionais de saúde, representantes dos conselhos regionais das diversas áreas da saúde e Sociedade Civil Organizada. O encontro será, terça-feira (19), às 8h, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM) – Rua Carutapera, Quadra 37-B, n.º 2 – Jardim Renascença.

Para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza está prevista distribuição de cerca de 32,7 milhões de doses da vacina, sendo que no Maranhão a estimativa é de 1.018.690 doses a serem distribuídas da seguinte maneira: trabalhadores de saúde – 82.772 doses; Indígenas –30.815 doses; Gestante – 131.199 doses; 6 meses a 11 meses e 29 dias – 192.452 doses; 60 anos e mais – 494.775 doses e população em geral – 932.013 doses. Cabe ressaltar que o total geral de doses prevê um percentual de cerca de 10% para os ajustes necessários.

O que é Influenza

A Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirar ou de forma indireta, pelas mãos, que após o contato com as superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

*Fonte: www.imirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário